Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Tradicional escola de boxe no Rio enfatiza luta pelo social

Com mais de 15 anos de existência, academia Delfim usa a nobre arte para dar oportunidades

Redação Publicado em 15/03/2023, às 09h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabriel Ribeiro usa o boxe para dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade - Arquivo Pessoal
Gabriel Ribeiro usa o boxe para dar oportunidades a pessoas em situação de vulnerabilidade - Arquivo Pessoal

Prestes a completar 16 anos, a Academia Delfim, uma das mais tradicionais no ensino do boxe no Rio de Janeiro, tem como princípio utilizar a modalidade como ferramenta de socialização e transformação social, assim como a Nobre Arte, fundada por Claudio Coelho, faz há décadas no morro do Cantagalo, na zona sul.

Fundador da academia localizada na Tijuca, na zona norte, Gabriel Ribeiro, discípulo de Claudio Coelho, ratifica a inspiração no mestre. A única diferença é que na Nobre Arte alunos da classe média sobem à comunidade para aprender o boxe; e na Delfim, são os moradores da comunidade que descem para treinar.

"Essa veia vem da diferença social que vivemos e, como vim da Nobre Arte e me espelho no Cláudio Coelho, sempre fiz daqui essa inversão da nobre arte. Aqui, o morro desce para interagir com o asfalto e, assim, os dois 'mundos' aprendem um com o outro", destaca Gabriel.

A longo desses mais de 15 anos de ensino de técnicas e filosofia do boxe, a Delfim atendeu lutadores profissionais, como José Aldo, Glover Teixeira, Pedro Rizzo, Rafael Dos Anjos, entre outros, alunos das comunidades do Borel, Formiga, Macacos, Salgueiro, São Carlos e Turano, e também do sistema prisional.

"Avalio os 15 anos da Delfim como uma estrutura acolhedora, levando o boxe como profissão para aqueles que estavam sem sentido na vida e empoderando aqueles que tiveram algum problema no percurso e aqui viram um sol a brilhar", explica o entusiasta do esportes como prevenção ao crime.

"Levar o boxe à população em situação de vulnerabilidade é uma forma de investir na sociedade, seja levando o esporte às comunidades ou até mesmo nos presídios, onde já ajudamos a tirar inúmeras pessoas da vida do crime, dando, através de uma uma estrutura acolhedora, uma profissão, uma nova forma de viver", lembra.

Gabriel Ribeiro frisa que as portas da Delfim estão abertas tanto para quem precisa de apoio quanto para instituições dispostas a unir forças para ampliar o atendimento. Recentemente, a academia fechou uma parceria com o site de entretenimento Bingoemcasa.com, que passou a estampar sua marca no ringue.

"A filosofia da Delfim é, através das lutas, conseguir igualar as condições de vida das pessoas em geral, quebrar preconceitos que existem na sociedade. A Bingo em Casa é a continuação de alguém que viu o que eu faço e decidiu apoiar pelo mesmo fim. É uma união de forças de pessoas que querem um mundo melhor", enfatiza.