Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Atletas e treinadores de base da seleção de boxe passam pela segunda etapa do NEBAR

Projeto tem como objetivo aproximar e preparar os jovens talentos para o alto rendimento

Redação Publicado em 13/07/2023, às 12h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Programa encerrou sua segunda etapa esta semana - Divulgação
Programa encerrou sua segunda etapa esta semana - Divulgação

O Centro de Treinamento da Seleção Brasileira de Boxe foi palco, entre os dias 4 e 11 de julho, da segunda base do Núcleo de Esportes de Base e Alto Rendimento (NEBAR), programa apoiado pelo Ministério do Esporte e Governo Federal que tem como objetivo primário capacitar jovens atletas e treinadores para o alto rendimento.

"O objetivo primário do NEBAR é promover a interação dos atletas e uma avaliação prévia daqueles que podem se adequar às necessidades da seleção para poderem representar o Brasil no Mundial Juvenil do ano que vem", explicou Marcos Brito, presidente da Confederação Brasileira de Boxe.

"Mas o projeto vai muito além. Ele tem a intenção de trazer para perto os atletas de vários em formação para terem o conhecimento do que é a seleção, tanto do nível de preparo quanto das privações que os atletas de alto rendimento têm, da dedicação aos treinos extremamente puxados", complementou.

Além de promover treinamentos físicos e técnicos, com corrida, musculação, saco, sombra e escola de combate dirigida, a segunda base do programa ofereceu palestras com abordagens sobre táticas, estratégias, controle sobre respiração e divulgação esportiva em redes sociais.

"O programa também serve para atualizar os técnicos que acompanham essa garotada com as experiências que a seleção naturalmente tem por desenvolver esses projetos de alto rendimento, preparação de atletas, planejamentos de micro e macro ciclos, relatórios de equipes multidisciplinares", destacou Brito.

A primeira base foi realizada em maio deste ano, e contou com a abordagem de temas como cuidados com automedicação e a relação com o doping, treinamento usados na olímpica, importância da alimentação, técnicas de visualização, métodos de prevenção e recuperação de lesões e alinhamento de carreira.