Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / US OPEN!

US Open: Marta Kostyuk se recusa a apertar mão de Victoria Azarenka

Por conta do sofrimento vivido pela Ucrânia, Marta Kostyuk não quis dar a mão para a bielorrussa Victoria Azarenka, que acabou vencendo a partida

Redação Publicado em 02/09/2022, às 16h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marta Kostyuk apenas tocou a raquete na frente de Victoria Azarenka - GettyImages
Marta Kostyuk apenas tocou a raquete na frente de Victoria Azarenka - GettyImages

Nesta sexta-feira, 02, Marta Kostyuk chamou bastante atenção no US Open ao final da partida contra Victoria Azarenka. Depois de ser derrotada por dois sets a zero (parciais de 6/2 e 6/3), a ucraniana se recusou a cumprir o protocolo de dar a mão para a adversária e apenas tocou a raquete antes de se dirigir ao árbitro de cadeira.

Tudo se explica por conta da nacionalidade das duas atletas. Marta Kostyuk nasceu na Ucrânia e decidiu fazer daquele momento uma espécie de protesto por conta do enorme sofrimento vivido em seu país desde o início da guerra com a Rússia. Por ser bielorrussa (país aliado dos russos no conflito), Azarenka acabou sendo envolvida na história escrita pela rival durante o US Open.

Logo depois da partida, Marta Kostyuk concedeu entrevista coletiva e explicou a decisão de não apertar a mão da rival. Com uma frase bem forte, a tenista resumiu: "Todo mundo tenta ser muito diplomático sobre isso, mas minha nação está sendo morta todos os dias". Sem maiores detalhes, a ucraniana não quis mais comentar a polêmica.

Também depois da partida, Victoria Azarenka não criou grande polêmica e afirmou que tinha noção de que a cena poderia acontecer. Na visão dela, o tema não deve ser comentado de maneira muito veemente. Apesar de toda a situação, a bielorrussa se classificou à próxima fase do US Open e vai encarar a croata Petra Martic.

Marta Kostyuk em ação
Marta Kostyuk utilizou o US Open para protestar (Crédito: GettyImages)

US OPEN NA ATIVA!

Na última quinta-feira, 01, Bia Haddad teve que retornar para as quadras do US Open e disputar a segunda rodada da chave de duplas do torneio. Após ser eliminada no dia anterior, a brasileira entrou em ação junto com Anna Danilina e enfrentou Magna Linette e Aleksandra Krunic, que não deram tanto trabalho durante a partida.

Com atuação tranquila e segura, Bia Haddad confirmou a vitória por dois sets a zero, parciais de 6/2 e 7/6, e se garantiu na terceira rodada do US Open ao lado de Anna Danilina. Vale destacar a força mental e o foco da brasileira, que perdeu horas antes na simples e precisou superar a frustração para se recuperar e ter sucesso nas duplas.