Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Tênis / ROLAND GARROS

Djokovic manda recado de cunho político após vitória em Roland Garros

Novak Djokovic aproveitou o triunfo em Roland Garros contra o norte-americano Kovacevic para escrever uma mensagem nas lentes da câmera de transmissão; confira

Ligia de Toledo Saicali Publicado em 30/05/2023, às 10h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Novak Djokovic em Roland Garros - Getty Images
Novak Djokovic em Roland Garros - Getty Images

Após vencer a primeira rodada de Roland Garros, Novak Djokovic enviou uma mensagem aos espectadores do torneio na França. Ao levar a melhor sobre o norte-americano Aleksandar Kovacevic, o sérvio escreveu na lente de uma das câmeras de transmissão do evento; a ação é algo tradicional em campeonatos de tênis.

Embora os jogadores geralmente só deem um autógrafo, o atual nº 3 do mundo foi além em seu recado: “Kosovo é o coração da Sérvia. Pare com a violência”. A mensagem veio após o aumento da tensão entre as regiões nas últimas semanas. Na última segunda-feira, 29, soldados da OTAN se feriram em confronto com manifestantes sérvios, os quais não reconhecem a eleição de prefeitos com origem albanesa na parte norte das terras kosovar.

A independência de Kosovo foi proclamada há 15 anos, ainda que não seja reconhecida pela Sérvia. Na última sexta-feira, 26, o presidente do país determinou o deslocamento das forças armadas para a fronteira da região. A medida foi condenada por nações como Reino Unido, França, Itália, Alemanha e Estados Unidos.

“Kosovo é nosso berço, nossa fortaleza, centro das coisas mais importantes para nosso país. Há muitas razões pelas quais escrevi isso diante das câmeras”, teria declarado Djokovic à imprensa, de acordo com a rádio francesa RFI. Contudo, não é a primeira vez que o sérvio se manifesta sobre o assunto.

Djokovic em Roland Garros
Djokovic em Roland Garros (Créditos: Getty Images)

O multicampeão já havia pontuado que “Kosovo é da Sérvia” ao conquistar o Australia Open de 2008, ano da proclamação de independência do país. A Federação Francesa de Tênis também se manifestou, dizendo que não se pronunciará sobre o caso de Djokovic, apesar do posicionamento polêmico: “Não há regras oficiais do Grand Slam sobre o que os jogadores podem ou não dizer”.