Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Surfe / WSL!

João Chumbinho faz história no surfe e é campeão em Peniche

Pela primeira vez na carreira, João Chumbinho subiu ao lugar mais alto do pódio representando o Brasil e se emocionou bastante com a conquista

Redação Publicado em 14/03/2023, às 13h45 - Atualizado às 18h22

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Chumbinho conquistou o primeiro título na elite do surfe - Thiago Diz / WSL
João Chumbinho conquistou o primeiro título na elite do surfe - Thiago Diz / WSL

Na tarde desta terça-feira, 14, João Chumbinho fez história no surfe mundial e conquistou o título da etapa de Peniche, em Portugal. Pela primeira vez na carreira, o surfista brasileiro subiu ao lugar mais alto do pódio. Na grande decisão, o atleta encarou Jack Robinson, líder do ranking mundial, e sequer tomou conhecimento do australiano.

Desde o início da bateria, João Chianca dominou as ações e colocou uma nota 7.83 no somatório. Sempre esperando a melhor oportunidade, Jack Robinson não conseguiu se encontrar nos primeiros minutos da final. Porém, o australiano equilibrou o confronto ao tirar 6.17 e voltou para a briga pelo título na etapa portuguesa da WSL.

Apesar da boa onda do rival, João Chumbinho não se intimidou e voltou a brilhar em Peniche. Com uma nota 8.50, o brasileiro tomou a ponta de vez e se aproximou ainda mais do título. Sem conseguir reagir na bateria, Jack Robinson até tentou surfar novas ondas, mas não teve sucesso na tentativa de completar os tubos e as manobras.

Já na liderança da bateria, João Chianca carimbou o título com maestria. Em mais uma grande onda, o surfista encontrou lindo tubo, saiu junto com a baforada e tirou nota 9.07 dos juízes. Jack ainda reagiu com um 8.97, mas não foi suficiente. Com o somatório de 17.57 (9.07 + 8.50), o brasileiro ouviu a buzina tocar e partiu para o abraço na comemoração.

Para chegar ao título na terceira etapa da temporada do circuito mundial, João Chumbinho superou, além de Jack Robinson, os também australianos Callum Robson, Connor O'Leary, Ethan Ewing e a lenda norte-americana Kelly Slater. Na primeira fase, ele passou em primeiro numa bateria contra o norte-americano Nat Young e o havaiano Ian Gentil.

João Chumbinho em ação
João Chumbinho conquistou o primeiro título na elite (Crédito: Thiago Diz / WSL)

ETAPA COM HOMENAGENS!

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o MEO Rip Curl Pro Portugal, que teve início justamente no dia 8 de março, em Peniche, foi marcado por uma homenagem dos surfistas a grandes inspirações femininas no esporte. Cada um dos competidores escolheu os nomes que admiram para ter em suas lycras durante as baterias de estreia da etapa.

Um dos destaques das duas primeiras etapas, João Chumbinho teve em sua lycra a colega de competição Tatiana Weston-Webb. "Ela tem carinho por todo mundo, e sua decisão de representar o Brasil nas competições de surfe inspirou toda uma geração de surfistas no país”, explicou o brasileiro.