Sportbuzz
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram Sportbuzz
Outros Esportes » OLIMPÍADAS 2021

Revezamento da tocha olímpica no Japão já começou!

Fukushima, área que foi devastada há 10 anos, foi a primeira parada da chama

Redação Publicado em 25/03/2021, às 07h32

Revezamento da tocha Olímpica no Japão
Revezamento da tocha Olímpica no Japão - GettyImages

Mesmo com ares de indefinição, o revezamento da tocha olímpica começou oficialmente na noite desta quarta-feira, 24, manhã de quinta-feira, 25 no Japão, dando início a caminhada para as Olimpíadas de 2021.

O primeiro lugar que recebeu a chama que vai cruzar o país até o início dos Jogos, previstos para começar 23 de julho, não poderia ser mais simbólico. Fukushima, área que foi devastada há 10 anos por um terremoto, tsunami e o derretimento de três reatores nucleares, com 18 mil mortes, foi escolhida.

Ao todo, serão 121 dias de revezamento com 10 mil corredores esperados para cruzar 47 prefeituras até a capital Tóquio.

A cerimônia deu início no J-Village, um centro nacional de treinamento de futebol. O local foi justamente utilizado como área de preparação para o trabalho de socorro durante e após a catástrofe em Fukushima.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Tokyo 2020 (@tokyo2020)

 

A primeira atleta a conduzir a tocha foi Azasu Iwashimizu, zagueira da seleção campeã da Copa do Mundo em 2011 e que ainda atual no futebol local.

Iwashimizu também foi prata em Londres 2012 e campeã asiática em 2014 pela Seleção Japonesa. Outras atletas que fizeram parte da equipe vitoriosa também participaram da cerimônia.

A capitã da seleção de 2011, HomareSawa, alegou problemas de saúde e não participou do evento.

Como as autoridades solicitaram previamente, a grande maioria da população em Fukushima não foi às ruas para acompanhar o revezamento.

Pelo menos entre os primeiros condutores, a cerimônia correu de forma segura, sem aglomerações e respeitando os protocolos sanitários para evitar a proliferação do coronavírus.

Este, inclusive, é o evento que os organizadores e o Comitê Olímpico Internacional esperam que ajude a transformar a opinião pública no Japão a favor das Olimpíadas.

Para isso, o slogan do revezamento é "Esperança ilumina nosso caminho" e a ideia é que as Olimpíadas sejam grandiosas e uma luz no fim do túnel neste momento tão turbulento e instável no mundo todo por conta da pandemia.

Apesar disso, muitos japoneses temem que o revezamento e as Olimpíadas prejudiquem a pandemia com o aumento do contágio, já que o "Mundo todo" estará reunido no mesmo lugar.

Também existe a oposição ao custo crescente da realização das Olimpíadas, agora oficialmente estimado em 15,4 bilhões de dólares. Inclusive, várias auditorias sugerem que é o dobro disso, enquanto um estudo da Universidade de Oxford diz que essas são as Olimpíadas mais caras já registradas.


 
 
 
 

Receba notícias do SportBuzz no WhatsApp! Para fazer parte do canal CLIQUE AQUI!