Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / Pan-Americanos

Medalha de bronze, ciclista Kacio Freitas é pego no antidoping do Pan de Lima

Atleta não integra mais a equipe brasileira que disputará campeonato em setembro, na Bolívia

SportBuzz DIGITAL Publicado em 28/08/2019, às 20h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kacio Freitas (Crédito: Divulgação/CBC)
Kacio Freitas (Crédito: Divulgação/CBC)

Kacio foi o primeiro brasileiro a ser flagrado com resultado positivo no exame do Pan-Americano de Lima 2019. O mineiro de 25 anos foi medalhista de bronze na prova por equipes, junto a Flávio Cipriano e João Vitor da Silva. O trio pode perder a medalha após o resultado do antidoping.

Por conta do ocorrido, o brasileiro foi excluído da lista da Seleção Brasileira que disputará o Pan-Americano de Ciclismo em setembro, na Bolívia. Kacio chegou a excluir suas redes sociais, mas reativou para publicar uma nota em sua defesa.

O atleta abrirá uma contraprova para obter uma nova amostra do exame. A substância que flagrou o ciclista ainda não foi divulgada.

Kacio já foi medalhista de bronze por equipes no Pan de 2015, em Toronto.

Confira a nota:

Durante os Jogos Pan-Americanos de Lima, fui submetido a um exame antidoping e, logo após minha participação, após retornar para o Brasil, acabei sendo surpreendido com a notificação de um resultado analítico adverso. De imediato, solicitei a abertura da amostra B, que foi aberta essa semana e também se revelou positiva. Na mesma ocasião foram coletados sangue e urina, apesar do resultado adverso na Urina, a análise do sangue foi negativo para substâncias proibidas.

Durante toda a minha carreira, jamais utilizei de artifícios ou benefícios para tirar proveito trapaceando ou burlando qualquer tipo de regra. Estou com a minha consciência muito tranquila e afirmo que sempre respeitei a política antidoping das instituições, sou um atleta rastreado pelo passaporte biológico há quatro anos e sempre contribuí em prol de um esporte limpo e honesto.

Desta maneira, afirmo que estarei recorrendo a todos os meios disponíveis para comprovar a minha inocência neste caso, inclusive com a realização de testes, por conta própria, em todos os suplementos e alimentos ingeridos durante aquele período.

Agradeço o carinho de todas as pessoas que estavam preocupadas com a minha ausência na última convocação, mas infelizmente não estarei presente no Campeonato Pan-Americano de Cochabamba devido a esta situação. Tenho certeza que logo tudo estará esclarecido e eu possa voltar as competições com força total".