Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz

Guga entrega os primeiros troféus do evento que leva seu nome

Definidos os campeões do Torneio Profissional de Tênis em Cadeiras de Rodas e Beach Tennis

Mariana Millan Publicado em 07/10/2019, às 08h27

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Angélica Bernal comemora o tricampeonato no Torneio de Tênis em Cadeira de Rodas - Erick Gianezzi
Angélica Bernal comemora o tricampeonato no Torneio de Tênis em Cadeira de Rodas - Erick Gianezzi

A 9ª edição do Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas terminou nesse domingo, 6, em Florianópolis, revelando uma tricampeã. A colombiana Angélica Bernal (10ª) venceu a britânica Lucy Schuker (13ª) por 4/6, 6/3 e 6/1.

“Sofri no primeiro set, mas consegui me recuperar e no terceiro set tive a certeza que venceria”, explicou Bernal que destacou a competição como muito importante para o tênis sul-americano.

Quem teve direito à dupla celebração foi o japonês Takashi Sanada. Número 10 no ranking da ITF, Sanada, que participou da competição pela primeira vez, não precisou entrar em quadra para comemorar o título em simples, já que o holandês Maikel Scheffers (13º na ITF) não jogou a final por conta de uma lesão. O japonês volta para casa também com o troféu conquistado, no dia anterior, nas duplas. Já na Quad, o brasileiro Ymanitu Silva (10º) perdeu a final para o canadense Robert Shaw (9º), por 6/2 e 6/3.

Durante a solenidade de premiação do torneio que distribuiu R$ 97 mil, e garantiu pontos no ranking da ITF, Gustavo Kuerten fez questão de agradecer os paratletas.

“Vocês são a motivação e a energia desse evento”, declarou Guga, que manifestou a vontade de realizar a competição em outra cidade no próximo ano.

Na Copa das Federações de Beach Tennis o Estado do Rio Grande do Sul foi o grande vencedor. A disputa nas quadras de areia do Jurerê Sports Center (JUSC), que aconteceu simultaneamente ao Torneio Profissional de Tênis em Cadeira de Rodas, contou com a participação de 14 estados, totalizando 470 atletas e 70 treinadores.

O domingo em Jurerê Internacional também foi marcado pela realização de 64 jogos válidos pelo qualifying da Copa Guga Kuerten de Tênis Infanto-juvenil, nas quadras do JUSC e Clube Doze de Agosto. A partir desta segunda-feira, 7, a Copa começa com as disputas nas categorias 12, 14, 16 e 18 anos. Além de somar pontos no ranking da CBT (12 anos), ITF (18 anos) e COSAT (14 e 16 anos). Na categoria 14 anos a disputa vale vaga para participar do Le Mondial Lacoste, torneio que é realizado no mesmo período do ATP Finals em Londres com todas as despesas pagas para o atleta e acompanhante.

LISTA DE CAMPEÕES DO TORNEIO PROFISSIONAL DE TÊNIS EM CADEIRA DE RODAS

Quad Simples
Campeão: Robert Shaw (Canadá)
Vice: Ymanitu Silva (Brasil)

Quad Duplas
Campeões: Ymanitu Silva (BRA)/Robert Shaw (CAN)
Vices: Augusto Fernandes (BRA)/Julio Rueda (GUA)

Open Masculino Simples
Campeão: Takashi Sanada (Japão)
Vice: Maikel Scheffers (Holanda)

Open Masculino Duplas
Campeões: Takashi Sanada (JPN)/Maikel Scheffers (HOL)
Vices: Agustin Ledesma (ARG)/Jose Pablo Gil (CRC)

Open Feminino Simples
Campeã: Angelica Bernal (COL)
Vice: Lucy Shuker (GBR)

Open Feminino Duplas
Campeãs: Momoko Ohtani(JPN)/Lucy Shuker(GBR)
Vices: Macarena Cabrillana(CHI)/Saki Takamuro (JPN)

Junior
Campeão: Cesar Silva (BRA)
Vice: Breno Grigório (BRA)

Estreante no competição, o japonês Sanada leva 2 troféus
(Créditos: Erick Gianezzi)
Rio Grande do Sul conquista a vitória na Copa das Federações de Beach Tennis
(Créditos: Erick Gianezzi)
O canadense Robert Shaw levou o troféu na Quad
(Créditos: Erick Gianezzi)