Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / QUE ANO!

Confira 5 momentos marcantes no esporte em 2022

O ano de 2022 foi repleto de conquistas e grandes acontecimentos em diversas modalidades do universo esportivo; relembre cinco episódios marcantes!

Redação Publicado em 31/12/2022, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rayssa Leal, Messi e Federer marcaram o ano de 2022 - Getty Images
Rayssa Leal, Messi e Federer marcaram o ano de 2022 - Getty Images

Em 2022, o mundo dos esportes foi profundamente impactado, tanto por conquistas e momentos de glória, como por despedidas e a homenagens a seus grandes ícones. Troféus foram levantados, disputas foram definidas e ídolos foram imortalizados (ou, simplesmente, reafirmados como tal). Neste especial, o SportBuzz recorda cinco momentos marcantes do último ano.

DO BRASIL!

Rayssa Leal, grande nome do skate ‘verde e amarelo’ na atualidade, termina a temporada com um grande feito para a sua carreira. A jovem de apenas 14 anos conquistou o mundial da SLS (a maior liga do esporte ao redor do globo), após levar a melhor nas quatro etapas do torneio, com um gosto especial: foi coroada justamente no Brasil, onde ocorria a final.

A ÚLTIMA DANÇA

No mundo do Tênis, Roger Federer chocou seus fãs ao anunciar a sua aposentadoria. A despedida, no entanto, foi histórica: decidiu jogar a última partida na carreira ao lado de Rafael Nadal, seu maior rival no esporte, durante a Laver Cup. Ao final, o suíço debulhou-se em lágrimas ao lado do espanhol (que, de modo tocante, pareceu chorar mais ainda do que o colega).

ADEUS AO REI

Em um final de ano melancólico, Pelé, o Rei do Futebol, faleceu em 29 de dezembro, no hospital Albert Einstein, após enfrentar um câncer de cólon. O ídolo do Santos e da Seleção Brasileira gerou comoção nacional e internacional, estampando as capas dos maiores jornais ao redor do globo. Edson tinha 82 anos e passou seus momentos finais ao lado da família.

Jogadores da Seleção Brasileira homenagearam Pelé ainda vivo, na Copa do Mundo 2022
Jogadores da Seleção Brasileira homenagearam Pelé ainda vivo, na Copa do Mundo 2022 (Créditos: Getty Images)

SONHO REALIZADO

Na Copa do Mundo 2022, realizada no Catar, mais um acontecimento histórico: pela primeira vez, Lionel Messi se torna campeão em um Mundial da FIFA, aos 35 anos de idade. Em uma grandiosa final contra a França de Mbappé, marcada por um placar acirrado e decidida nos pênaltis, o argentino soma 41 títulos em sua carreira, atrás apenas de Daniel Alves na estatística, que tem 42.

INEDITISMO AFRICANO

Ainda falando em Copa do Mundo, o Marrocos também conquistou seu espaço nos livros de História: foi a primeira equipe do continente africano a chegar em uma semifinal do maior torneio de futebol do planeta. Com uma campanha sólida e derrubando gigantes europeus como Espanha e Portugal, o elenco de Walid Regragui cativou torcedores de todas as nações.