Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Bruno Fratus critica duramente o COI por não adiamento das Olimpíadas e diz: "exemplo extremamente dramático de descaso com os atletas"

O nadador, que disputou as últimas duas Olimpíadas, é abertamente contra a realização dos Jogos por conta do coronavírus

Marcello Sapio Publicado em 20/03/2020, às 16h03 - Atualizado às 17h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruno Fratus detona COI por não-cancelamento das Olimpíadas - Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br
Bruno Fratus detona COI por não-cancelamento das Olimpíadas - Satiro Sodré/rededoesporte.gov.br

Bruno Fratus é um dos maiores nomes na atualidade no cenário da natação brasileira.

O experiente atleta, com duas Olimpíadas na bagagem, além de participações e medalhas em mundiais e Pan-Americano fez um desabafo no qual criticou duramente o COI pelo não-cancelamento dos Jogos Olímpicos.

Em um vídeo gravado e divulgado pelo portal Globoesporte.com, o velocista disse: "A decisão do COI em continuar, em manter a data dos Jogos Olímpicos só tira nossa tranquilidade, né? Porque não é só a questão dos Jogos Olímpicos em si, e como você vai se preparar para isso, sendo que está rolando uma pandemia global. Como você vai sair na rua, se expor, ir contra a orientação das autoridades e ao mesmo tempo expor sua família, expor todo mundo que compartilha o mesmo ambiente com você, expor a sua equipe."

"Eu acho que é uma decisão completamente descabida e eu gostaria de acreditar que isso só não mudou ainda porque eles precisam de um pouco mais de tempo para se organizar. Esse seria um exemplo extremamente dramático de descaso com os atletas", completou Fratus.

O atleta, que reside no Estados Unidos, revelou também como o país está lidando com a pandemia por lá e também usa esta fator como argumento para o cancelamento ou adiamento dos Jogos: "As coisas nos Estados Unidos não estão simples também. Muitas das piscinas fechadas, muitas das piscinas nas quais a gente treina aqui são públicas, muitas vezes municipais ou estaduais. Então essas foram as primeiras a serem fechadas para evitar aglomeração de pessoas. E, com isso, fica impossível de treinar. Você não tem piscina, não tem academia. Não dá para treinar"

Bruno Fratus assumiu um discurso bem engajado nas redes sociais contra a realização do evento. Ele inclusive, no último dia 19, rebateu a presidente da comissão de atletas do COI, a ex-nadadora e campeã olímpica Kirsty Coventry.

"Kirsty, como colega nadador e atleta olímpico, eu te peço para reconsiderar e consultar com outros atletas pelo mundo. Não tenho certeza se você está sabendo que muitos atletas, como eu, estão incapazes de treinar. Além disso, o conselho para "continuar fazendo o que vocês estão fazendo" me parece desconectado com a realidade quando você vê líderes mundiais diariamente na televisão pedindo para as pessoas se isolarem" escreveu Fratus em dois tweets.

Enquanto o posicionamento do COI for de manter as Olimpíadas com a data "original", será do dia 24 de julho até o dia 9 de agosto de 2020.

Esse pensamento do Bruno Fratus é compartilhado pelos colegas de profissão dos Estados Unidos, segundo informações do portal USA Today, a Federação de Natação Estadunidense, a USA Swimming, entrou com uma representação no Comitê Olímpico local para pedir o adiamento dos Jogos.

Outra federação que está junto à natação neste ato é a do Atletismo, que são as representações mais fortes dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos. No Rio-16, juntas, ganharam um total de 65 medalhas.

Para medir tal força, se juntassem as duas federações e as colocassem no quadro de medalhas, só ficariam atrás da Grã Betanha, da China, e dos Estados Unidos.

Essa posição promete mexer com a política interna do Comitê Olímpico estadunidense, mas ainda não se sabe ao certo qual será o próximo passo a ser tomado.


5 eletrônicos para esportes que prometem facilitar a sua vida

1- Relógio Inteligente Mi Band 4 Xiaomi - https://amzn.to/326G0jZ

2- Câmera Hero 7 Black à Prova D’água 12MP 4K Wifi, GoPro - https://amzn.to/2VwxKY5

3- Fone de Ouvido Xiaomi Redmi Air Dots Com Bluetooth - https://amzn.to/325xcLo

4- Aparelho Abdominal Eletrico Músculo 6 Pack Ems Estimulador - https://amzn.to/2B2Vhq8

5- Cronômetro Digital Incoterm - https://amzn.to/2nyvmUc

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, o SportBuzz pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.