Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / HANDEBOL

Brasil estreia hoje no Mundial Feminino de Handebol; saiba mais!

O Brasil foi campeão do Mundial Feminino de Handebol em 2013, e neste momento está passando por um processo de reformulação no elenco, onde encara a Croácia em seu primeiro compromisso

Redação Publicado em 02/12/2021, às 09h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Larissa Araujo, jogadora do Brasil que pode estar no Mundial Feminino de Handebol - GettyImages
Larissa Araujo, jogadora do Brasil que pode estar no Mundial Feminino de Handebol - GettyImages

Tem desafio novo para o Brasilpela frente! Nesta quinta-feira, 2, as meninas da seleção fazem sua estreia no Mundial Feminino de Handebol, contra a Croácia, às 14h (horário de Brasília), na primeira partida válida pela competição, em Castelló, sede do Grupo G. O torneio acontece na Espanha, e este primeiro confronto deve ser o mais difícil para as campeãs de 2013.

Acontece que o Brasil está passando por um processo de renovação, e tenta fazer frente aos principais rivais para voltar aos seus melhores dias no cenário mundial. Nesta competição, serão oito grupos com quatro seleções em cada. Na primeira fase, além da Croácia, o Brasil pega o Japão no dia 4, e o Paraguai no dia 6.

Depois disso, as três melhores seleções de cada chave passam para a fase seguinte. Mesmo que as croatas tenham se classificado pela primeira vez para o Mundial em dez anos, a Seleção Brasileira tem um retrospecto difícil contra as rivais. Para se ter uma ideia, apenas em amistoso realizado em abril, o Brasil perdeu por 24 a 21 para as adversárias.

Em entrevista ao site oficial do Mundial Feminino de Handebol, o técnico Cristiano Rocha, que assumiu o lugar de Jorge Duenas, que deixou a equipe no 11° lugar Olimpíadas de Tóquio, contou que o Brasil está passando por um processo de reformulação em sua estrutura, que inclui essa troca de técnicos e de estilos de jogo.

"É um momento muito importante da minha vida profissional. Todos sonham em ser o técnico da seleção brasileira e, para mim, isso não é diferente. Eu acredito que estou preparado e motivado para fazer o meu melhor para nosso país", contou.

Porém, não é só na área técnica que as coisas estão mudando não! Dentro de quadra a seleção também busca se renovar. Do time que foi campeão mundial em 2013, apenas seis jogadoras permanecem no elenco. Assim, nomes experientes como Alexandra Nascimento, Bárbara Arenhart e Ana Paula devem ser as guias da equipe que contém jogadoras mais jovens, como Bruna de Paula

Apesar de ser uma das potências, no campeonato da Espanha o Brasil não chega sendo um dos favoritos. A Holanda, que é a atual campeã, Noruega, bicampeã mundial e atual campeã europeia, e França, atual campeã olímpica, são os principais candidatos ao título enquanto a seleção chega de fininho para tentar voltar a brigar pelas primeiras posições.

"O desafio principal é fazer o Brasil lutar novamente pelas primeiras posições nas competições internacionais e, claro, classificar para as Olimpíadas", analisou o treinador.

Veja quais são os primeiros jogos do Brasil no torneio:

Quinta-feira (02/12)

  • 14h - Croácia x Brasil

Sábado (04/12)

  • 16h30 - Japão x Brasil

Segunda (06/12)

  • 14h - Brasil x Paraguai