Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / MARATONA

Após usar carro em prova, escocesa é desclassificada de maratona

Maratonista escocesa utilizou carro durante um trecho do percurso e chegou na terceira colocação; amigo alegou mal-estar na corrida

Redação Publicado em 20/04/2023, às 10h51 - Atualizado em 21/04/2023, às 19h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Após usar carro em prova, escocesa é desclassificada de maratona - Reprodução
Após usar carro em prova, escocesa é desclassificada de maratona - Reprodução

A escocesa Joasia Zakrzewski foi desclassificada da maratona GB Ultras, de Manchester a Liverpool, no Reino Unido, por usar um carro em um trecho do percurso. A maratonista chegou na terceira colocação da prova, mas foi eliminada após a organização descobrir a fraude.

De acordo com os dados do sistema de rastreamento da maratona, além das declarações da equipe de eventos, competidores e da própria escocesa, foi possível identificar a fraude em uma parte do percurso, onde a atleta andou mais de 4 km em 1 minuto e 40 segundos.

Em entrevista à BBC da Escócia, Adrian Stott, um amigo da competidora, alegou que ela está muito arrependida pela fraude e justificou o uso do carro devido a um mal-estar durante a a prova: “A corrida não foi planejada. Ela disse que estava se sentindo mal e cansada na corrida e queria desistir”.

“Ela cooperou totalmente com as investigações dos organizadores da corrida, dando um relato completo do que aconteceu. Ela genuinamente sente muito por qualquer transtorno causado”, completou o amigo. 

Em 2014, Joasia Zakrzewski ficou em 14º ligar na maratona dos Jogos de Commonwealth na Escócia. Com a desclassificação na prova do Reino Unido, ela deu espaço no pódio para a corredora Mel Sykes. O caso é cuidado pela federação esportiva Trail Running Association e pelo órgão de atletismo do Reino Unido.