Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Outros Esportes / NATAÇÃO

Ana Marcela Cunha leva o bicampeonato dos 5km e 13ª medalha

Ana Marcela Cunha assumiu a ponta na segunda metade da prova dos 5km e venceu na batida de mão o Campeonato Mundial disputado em Budapeste, na Hungria

Redação Publicado em 27/06/2022, às 11h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ana Marcela Cunha comemorando a vitória após a prova - GettyImages
Ana Marcela Cunha comemorando a vitória após a prova - GettyImages

Ana Marcela Cunha é bicampeã mundial na prova dos 5km das águas abertas do Campeonato Mundial, que aconteceu em Budapeste, na Hungria. Nesta segunda-feira, 27, a brasileira conquistou a sua 13ª medalha da carreira, sendo a sexta na distância disputada, e a segunda de ouro, já que também venceu a prova em 2019.

Completando o pódio, a medalha de prata ficou com a francesa Angelie Murer e o bronze com a italiana Giulia Gabbriellishi. A outra brasileira na disputa, Viviane Jungblut, acabou ficando em sétimo lugar. Depois da prova, Ana Marcela Cunha concedeu entrevista ao canal "Sportv" e falou como se preparou para a prova.

Canal - SportBuzz

"Por incrível que pareça, o lado mental é muito importante, estava muito forte de cabeça. A prova de hoje é rápida em relação ao que eu estou acostumada. Eu acho que a experiência traz um sangue frio de fazer uma prova tranquila, eu assumi a frente e consegui levar até o final. Não era exatamente o que meu técnico pediu, mas tive que tomar decisões durante a prova. Sai com essa medalha, foi bastante cabeça e frieza", disse.

É importante destacar que as mulheres do Brasil já tinham conseguido se destacar com seus grandes resultados na piscina, logo na primeira semana de disputa do Mundial de Esportes Aquáticos. Aconteceram seis finais, um recorde histórico, com Vivivane Jungblut sendo o principal destaque, ficando em sétimo nos 1500m e em oitavo nos 800m.

Ana Marcela Cunha dentro da água
Ana Marcela Cunha dentro da água (Crédito: GettyImages)

Medalhas

Depois do título conquistado nesta segunda-feira, a brasileira chegou aos seis ouros conquistados, sendo nos 5km em 2019/22 e nos 25km em 2011/15/17/19, duas pratas, sendo por equipes e nos 10km em 2013 e cinco bronzes, sendo nos 5km em 2010/13/17 e 10km em 2015/17.

Inclusive, essa já vasta coleção pode ficar ainda maior em Budapeste, já que Ana Marcela tem pela frente a prova dos 10km, distância que é a sua prioridade e que está marcada para acontecer nesta quarta-feira, 29. Depois, na quinta-feira, 30, tem os 25km, na qual a brasileira já é dona do tetracampeonato da prova.