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Futebol / INOVAÇÃO

Valencia faz parceria com gigante para aumentar torcida em estádio

Em parceria com a Microsoft, o Valencia desenvolveu mecanismos para aumentar o número de torcedores no estádio e a satisfação do público

Redação Publicado em 30/09/2022, às 17h46

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Arquibancada do Mestalla, estádio do Valencia - Giulia Vanni
Arquibancada do Mestalla, estádio do Valencia - Giulia Vanni

O Valencia, da Espanha, encontrou uma alternativa fora do comum para aumentar o número de torcedores dentro de seu estádio, o Mestalla. Graças a acordo com a Microsoft, gigante empresa de tecnologia, o clube valenciano aumentou em 20% a quantidade de pessoas que assistem a seus jogos.

Isso se deu por um algoritmo de previsão implantado para avaliar a probabilidade de presença futura dos torcedores nos jogos, com base em seu histórico. O Valencia identificou um grupo de adeptos que assistia com frequência aos jogos, mas acabou perdendo alguns em sequência, como dois jogos consecutivos. O clube integrou e unificou todas as fontes de dados da equipe, criando experiências personalizadas para seus torcedores.

Em fontes como planilhas de vendas, bancos de dados relacionais, registros de presença e tendência de concessão, as informações foram encontradas e coletadas. Também foi desenvolvido um aplicativo que possibilita que os torcedores possam pedir bebidas e comidas de seus assentos, o que ajuda na redução de filas, aumento da receita de vendas e satisfação dos consumidores.

Franco Segarra, responsável pela inovação, explicou: “Procuramos colocar o torcedor no centro da equação em tudo o que fazemos .Esse é apenas um exemplo de como estamos otimizando experiências com informação. Está comprovado que uma vez que você estuda diferentes tipos de dados, você pode entender melhor as pessoas”.

Fachada do Mestalla, estádio do Valencia
Fachada do Mestalla, estádio do Valencia (Créditos: Giulia Vanni)

O Valencia também pretende encontrar formas de recompensar e reconhecer a fidelidade de seus torcedores, continuar procurando alternativas para responder às suas necessidades e satisfazê-los. “Tudo isso é possível porque agora sabemos mais sobre os torcedores e sua experiência”, disse Segarra.

Bruno Maia, especialista em inovação e novas tecnologias do esporte e entretenimento, explicou: “O modelo de fancentricity vem sendo desenvolvido há pelo menos oito anos em clubes na Europa com mais ênfase. A parceria de clubes como o Valência com a Microsoft também se reflete em outros na Europa, como o Hoffenheim com a SAP. A IBM iniciou um programa do tipo com o Corinthians anos atrás. É um caminho que deve crescer no país com a chegada das SAFs e uma maior preocupação em maximizar as receitas naquele segmento de torcedores mais capazes de consumir em volume e também em recorrência”.