Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HERÓI!

Sébastien Haller vira herói da Costa do Marfim após luta contra o câncer

Atacante da Costa do Marfim e do Borussia Dortmund viveu história de superação para poder colocar país na final da Copa Africana de Nações

Redação Publicado em 09/02/2024, às 13h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sébastien Haller - Reprodução / Instagram
Sébastien Haller - Reprodução / Instagram

Há aproximadamente um ano e meio, o atacante Sébastien Haller vivia um drama, ao ser diagnosticado com câncer em julho de 2022, aos 29 anos de idade. Porém, depois de seis meses de tratamento, voltou ao seu clube, o Borussia Dortmund, da Alemanha, para treinar novamente. Agora, nesta última quarta-feira, 7, foi o grande responsável por colocar a seleção de seu país, a Costa do Marfim, na grande final da Copa Africana de Nações.

Radicado na França, o atacante começou sua carreira profissional como jogador de futebol no país da Europa, pelo Auxerre, da segunda divisão francesa. Sem destaque, acabou emprestado para o Utrecht, da Holanda, onde brilhou. Com os holofotes virados para Haller, o jogador foi contratado pelo West Ham, da Inglaterra, por 50 milhões de euros, sendo até hoje a contratação mais cara da história do time da Premier League.

Mas acabou não correspondendo ao que se esperava dele, sendo vendido em menos de dois anos depois para o Ajax, de volta ao futebol holandês. Lá, teve boas atuações, chegando a ser artilheiro da fase de grupos da Champions League 2021/22. Depois de uma temporada brilhando por lá, foi contratado pelo Borussia Dortmund para substituir Erling Haaland, que havia sido vendido para o Manchester City. No mês seguinte, foi diagnosticado com um tumor no testículo durante alguns exames médicos.

Haller precisou passar por um procedimento cirúrgico e ficou em tratamento, distante dos gramados durante seis meses. Em janeiro do ano passado, o atacante voltou a treinar pelo Dortmund. Vinte dias depois de voltar a treinar, voltou a jogar contra o Augsburg, pela Bundesliga. Seu primeiro gol foi ainda mais marcante. No dia 4 de fevereiro de 2023, no Dia Mundial de Combate ao Câncer, o marfinense balançou as redes diante do Freiburg. Nesta temporada de 2023/24, tem 14 jogos e 2 gols pelo clube.

Com origens francesa e marfinense, Haller chegou a disputar alguns torneios pela base da França, mas foi convocado pela Costa do Marfim em 2020 e se firmou na seleção de onde nasceu. Com a edição deste ano da Copa Africana de Nações sendo disputada em sua casa, o atacante é um dos grandes responsáveis por manter a chama acessa para os anfitriões. Na última quarta-feira, 7, marcou o gol da vitória diante da República Democrática do Congo pela semifinal.