Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / FINALMENTE!

Quase dez anos depois, Santos quita dívida pela contratação de Leandro Damião

Após quase dez anos da contratação de Leandro Damião, o Santos finalmente quitou a dívida pendente com a Doyen Sports, que auxiliou na negociação para trazer o atacante em 2013

Quase dez anos depois, Santos quita dívida pela contratação de Leandro Damião - Getty Images
Quase dez anos depois, Santos quita dívida pela contratação de Leandro Damião - Getty Images

O Santos finalmente quitou a dívida com a Doyen Sports pela contratação de Leandro Damião, que aconteceu há quase dez anos. O débito deveria ser quitado até dezembro deste ano, mas, após as negociações milionárias de Ângelo e Deivid Washington, ambos com o Chelsea, o Peixe conseguiu se organizar e adiantar o valor.

Em 2019, o Santos deveria pagar a última parcela com o fundo responsável pela contratação do jogador, que girava no valor de cinco milhões de euros. No entanto, o Peixe não efetuou o pagamento e estendeu esse débito, que ficou ainda mais complicado. Dessa forma, o clube paulista teve que desembolsar 15 milhões de euros para a Doyen Sports.

Após o não pagamento do valor esperado, as contas do Santos foram bloqueadas. Em 2021, já na gestão de Andres Rueda, o Peixe entrou em contato com a Doyen e conseguiu fechar um acordo para diminuir a dívida para 8,25 milhões de euros, um desconto de 45%, e parcelou o valor em parcelas até dezembro deste ano.

Leandro Damião foi anunciado pelo Santos em dezembro de 2013. O centroavante chegou com moral, com status de maior transação entre clubes brasileiros da história. Na época, a Doyen Sports desembolsou 12 milhões de euros, cerca de R$ 42 milhões na cotação do momento, ao Internacional e repassou o jogador ao Peixão.

Andrés Rueda, presidente do Santos FC (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)
Andrés Rueda, presidente do Santos FC (Crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo / Santos FC)

A ideia do negócio é que o valor fosse devolvido durante o contrato do atacante no Santos, com juros anuais de 10%. No entanto, Damião quebrou toda a grande expectativa em sua contratação e não teve bom rendimento dentro de campo, sendo emprestado ao Cruzeiro, em 2015, e buscando uma ação judicial para rescindir o vínculo com o Peixe.