Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ASSÉDIO

Presidente da Federação Espanhola é denunciado por violência sexual

Conselho Superior de Esportes denunciou Luis Rubiales por beijo à força em jogadora da seleção espanhola na cerimônia de premiação da Copa do Mundo Feminina 2023

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola - Getty Images
Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola - Getty Images

Luis Rubiales, presidente da Federação Espanhola, foi denunciado pelo Conselho Superior de Esportes sob a justificativa de violência sexual. O dirigente beijou a jogadora da seleção Jenni Hermoso à força durante a cerimônia de premiação das campeãs na Copa do Mundo Feminina 2023. Em documento divulgado pelo portal “The Objective”, Miguel Galán, presidente da Escola Nacional de Treinadores de Futebol pediu a abertura de uma investigação.

A solicitação foi feita ao Conselho Superior de Esportes. De acordo com a denúncia de Galán, a própria Federação possui um protocolo que enquadra o beijo à força na categoria de “comportamento relacionado com a violência sexual”. Além disso, o registro ainda caracteriza a postura como “uma conduta inaceitável que levará a consequências imediatas”.

DESDOBRAMENTOS DO CASO

Inicialmente, Rubiales se exaltou quando questionado sobre a atitude na entrega das medalhas, além de ter ‘dado de ombros’ em relação à gravidade do ocorrido. “O beijo com Jenni? Idiotas existem em toda parte. Quando duas pessoas têm uma demonstração de carinho sem importância, não podemos fazer caso às idiotices”, afirmou. Depois, o presidente mudou o seu posicionamento e admitiu o próprio erro.

Jenni, por outro lado, havia tecido críticas a Rubiales durante uma live nas redes sociais, embora tenha suavizado o tom posteriormente, culpando o calor do momento e a emoção da conquista: “É, mas eu não gostei”. A ‘Furia Roja’ faturou a taça ao bater a Inglaterra por 1 a 0, com gol de Olga Carmona.