Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / HISTÓRICO!

Premier League terá primeiro jogo da história apitado por uma árbitra

A Premier League terá um marco histórico no próximo sábado, 23, com a primeira mulher a apitar uma partida da liga, em Fulham x Burnley

Redação Publicado em 21/12/2023, às 17h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Premier League terá primeiro jogo da história apitado por uma árbitra - Getty Images
Premier League terá primeiro jogo da história apitado por uma árbitra - Getty Images

A partida entre Fulham x Burnley tem grande importância para a Premier League, por conta dos objetivos de ambas as equipes, mas com um brilho especial para a história da competição. Nesta quinta-feira, 21, os dois clubes confirmaram que o jogo será apitado por Rebecca Welch, a primeira árbitra principal a comandar uma partida da liga inglesa.

Rebecca Welch é uma das referências da arbitragem inglesa, ganhando espaço no futebol masculino nos últimos meses. A profissional, que atua na posição há mais de 13 anos, foi a pioneira como quarta árbitra em uma partida de Premier League, no confronto entre Manchester United e Fulham, em novembro de 2023.

Na temporada 18/19, a árbitra começou a comandar as partidas da National League, a quinta divisão do futebol inglês. Cinco anos depois, Welch terá a oportunidade de apitar um jogo da elite do futebol da Inglaterra, podendo abrir o caminho para outras mulheres na competição, que demorou a dar a chance a uma profissional.

Mesmo com a pressão da Premier League, Rebecca Welch está acostumada com essa posição de pioneira, pois foi a primeira mulher a apitar uma partida da quarta divisão inglesa, no jogo entre Port Vale e Harrogate Town. Na sequência, no início deste ano, deu mais um passo importante e foi a primeira em um confronto da Championship, a segunda divisão.

Rebecca Welch durante a Copa do Mundo Feminina
Rebecca Welch durante a Copa do Mundo Feminina (Crédito: Getty Images)

Além disso, o ano foi muito especial para a árbitra por conta da Copa do Mundo Feminina, que foi disputada na Nova Zelândia e na Austrália. Welch apitou três partidas, incluindo um confronto de oitavas de final, mas não prosseguiu nas fases decisivas por conta da seleção da Inglaterra, que avançou até a final.