Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / BALLON D'OR

Por projetos sociais, Sadio Mané vence o primeiro Sócrates Award

Diretamente envolvido em projetos sociais de hospitais e escolas, Sadio Mané é o vencedor da primeira edição do Sócrates Award, na cerimônia da Bola de Ouro

Redação Publicado em 17/10/2022, às 16h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sádio Mané, jogador do Bayern de Munique - Lukas Schulze / Getty Images
Sádio Mané, jogador do Bayern de Munique - Lukas Schulze / Getty Images

O jogador do Bayern de Munique, Sadio Mané, foi premiado na primeira edição do Sócrates Award, nesta segunda-feira. Organizado pela France Football e apresentado por Raí, irmão do homenageado camisa 8, o prêmio era destinado a jogadores envolvidos em causas e projetos sociais, que buscam “um mundo melhor e menos desigual”.

O brasileiro Sócrates foi o escolhido para receber o nome do prêmio por seu envolvimento direto na “Democracia Corintiana”, da década de 80, em movimento pelo fim da ditadura militar no país. A recompensa é entregue a atletas envolvidos em iniciativas de integração social, desenvolvimento ambiental, ajudas a populações em precariedades e vítimas de conflitos.

Na cerimônia da Bola de Ouro, o atacante senegalês ex-Liverpool era um dos mais cotados para o prêmio de viés social. Há anos, Mané é reconhecido por toda sua ajuda ao povo do Senegal e, mais precisamente, Bambali. No início da pandemia, o jogador abriu mão de 41 mil libras, direcionadas ao governo de seu país, para o combate ao coronavírus.

O jogador financiou a construção de um hospital em sua vila natal, doando por volta de 500 mil libras. “Eu me lembro que minha irmã também nasceu em casa, porque não havia um hospital na nossa vila. Foi uma situação muito, muito triste para todos. Eu queria construir um (hospital) para dar esperança às pessoas”, disse o senegalês sobre a iniciativa da obra.

Sadio Mané comemorando gol
Sadio Mané comemorando gol (Créditos: Alexander Hassenstein / Getty Images)

Mané também já havia sido responsável pela construção de um ensino médio, com o financiamento de aproximadamente 250 mil libras. Sobre a nova escola, ele declarou: “Educação é muito importante. Isso os permitirá ter uma boa carreira”. Além disso, o jogador também doou camisas do Liverpool para as pessoas de sua vila torcerem na final da Champions League de 2018.

Sadio Mané é o atual vencedor do prêmio de Jogador Africano do Ano, também estando na lista de indicados ao Ballon d’Or. Ele também foi uma peça importante da Seleção Senegalesa na conquista de sua primeira Copa das Nações Africanas, em janeiro deste ano, e na classificação para a Copa do Mundo de 2022.