Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Piqué é investigado por suposto esquema de corrupção na Espanha

Gerard Piqué, ex-Barcelona, é investigado em suposto esquema de corrupção que envolve a Supercopa da Espanha disputada na Arábia Saudita

Redação Publicado em 03/04/2024, às 18h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Piqué é investigado por suposto esquema de corrupção na Espanha - Getty Images
Piqué é investigado por suposto esquema de corrupção na Espanha - Getty Images

A Supercopa da Espanha não é mais disputada na Espanha. Desde 2019, a competição que junta os melhores times nas principais competições nacionais na temporada anterior é disputada na Arábia Saudita. No entanto, Gerard Piqué, ex-Barcelona, está sendo investigado por ter oferecido um valor não identificado para levar o torneio para o Oriente Médio. A informação é do 'Marca', jornal esportivo espanhol. 

A Guarda Civil Espanhola está investigando o ex-jogador, que teve uma movimentação suspeita em uma de suas contas, através da sua empresa ‘Kosmos’, durante as conversas para a mudança de sede do torneio. O objetivo da operação é descobrir se Piqué pagou propina para Luis Rubiales, ex-presidente da Federação Espanhola de Futebol, que está sendo investigado por corrupção.

A Unidade Operacional da Guarda Civil solicitou, em setembro de 2023, a análise dos contratos da Supercopa da Espanha. Assim, estão sendo rastreados os fundos recebidos pela Federação Espanhola pela ‘Kosmos’, além da investigação sobre a conta bancária do Andorra FC, que também pertence a Piqué.

Os agentes espanhóis têm o objetivo de entender quais foram os destinos dos fundos de uma das contas da empresa do ex-jogador, em que teriam sido cobradas “comissões realizadas com sucesso” pela ‘Sela’, empresa pública saudita. Os valores que estão sendo investigados giram na casa dos quatro milhões de euros por ano, cerca de R$ 21,8 milhões na cotação atual.

Piqué durante sua despedida do futebol, no Camp Nou (Crédito: Getty Images)
Piqué durante sua despedida do futebol, no Camp Nou (Crédito: Getty Images)

A investigação destaca que a maioria das saídas vindas da ‘Kosmos’, de Piqué, têm o mesmo destino das transações realizadas pela ‘Sela’, empresa pública saudita.