Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SELEÇÃO BRASILEIRA

Pia cita jovens e justifica poucos minutos a Formiga em despedida

Técnica Pia Sundhage explica opção por colocar Formiga, que se despediu da Seleção Brasileira, na parte final da partida

Redação Publicado em 26/11/2021, às 09h37 - Atualizado às 09h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pia cita jovens e justifica poucos minutos a Formiga em despedida - Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas
Pia cita jovens e justifica poucos minutos a Formiga em despedida - Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas

Ícone do futebol feminino, a meio-campista Formiga se despediu da Seleção Brasileira nesta quinta-feira, 25, na goleada por 6 a 1 sobre a Índia, em torneio disputado em Manaus. A camisa 8 entrou em campo no segundo tempo e a técnica Pia Sundhage explicou os poucos minutos para a atleta de 43 anos.

“A razão pela qual a Formiga jogou apenas 15 minutos é porque ela não está no nosso futuro, e nós temos que construir o futuro. Tivemos muitas jogadoras novas em campo, elas não têm tantos jogos, tanta experiência, e tem os altos e baixos. Por isso, precisamos ser pacientes”, disse Pia, em entrevista coletiva após a partida. 

A meio-campista fez sua estreia na seleção feminina há 26 anos, e encerrou sua histórica passagem na equipe nacional nesta quinta-feira. Formiga se despede após 234 jogos, tendo disputado sete edições dos Jogos Olímpicos e sete Copas do Mundo. A camisa 8 marcou uma geração no futebol feminino ao lado de Marta e Cristiane.

Na despedida de Formiga da seleção, Brasil goleia a Índia 

A noite desta quinta-feira, 25, foi de festa para as jogadoras do Brasil, e também para Formiga, que estava fazendo sua despedida da seleção diante da Índia. Depois das entradas de Bruninha e Geyse, as amarelinhas deslancharam, e deram para a jogadora uma goleada impressionante por 6 a 1.

Claro que desde o início do confronto, a expectativa maior era ver Formiga logo em campo, aproveitando seus últimos momentos com a seleção, mas faltou combinar isso com a técnica Pia Sundhage, que só colocou a camisa 8 aos 31 minutos do segundo tempo. Na partida em si, foram quatro gols anotados no segundo tempo, além de dois no primeiro, para carimbar a despedida da jogadora na Arena da Amazônia, em Manaus.

Formiga se despede da Seleção Brasileira (Crédito: Thais Magalhães/CBF/Fotos Públicas)

Formiga contou com a presença da mãe nas arquibancadas, Dona Celeste, que superou o medo que tem de avião para prestigiar sua filha. Em entrevista depois do confronto, a jogadora disse estar muito feliz com a presença da mãe, e que sonhou com esse momento por muito tempo.

“Tenho nem palavras, de verdade. Para mim foi um dos maiores presentes ter minha mãe aqui nesse momento, vivendo isso. Eu sonhei tantas vezes com esse momento, e ele chegou. Comprei passagens tantas vezes, e ela sempre me enrolando”, disse na saída de campo.

Formiga é recebida com flores e fogos em treino

Na quarta-feira, 24, aconteceu o último treino de Formiga com a camisa da Seleção Brasileira, e ao lado das companheiras. Depois de sete Olimpíadas e sete Mundiais, a jogadora decidiu pendurar as chuteiras de forma definitiva, e nesta quinta-feira, 25, na Arena da Amazônia, contra Índia, no jogo do Torneio Internacional de Futebol Feminino, faz sua despedida dos gramados.

No entanto, antes que o último ato da jogadora com a camisa amarelinha chegasse, a volante foi bastante homenageada desde que chegou ao CT do 3B, time de futebol feminino do Amazonas que cedeu o espaço para a seleção. Para se ter uma ideia, a entrada do clube contou com uma decoração personalizada com fotos da Formiga, teve fogos de artifícios e ela ainda recebeu um buquê de flores do presidente da equipe amazonense, Bosco Bindá.