Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / REI DAS TELONAS

Pelé e o cinema: cinco filmes da vida do Rei

A vida pessoal e esportiva do considerado ‘maior jogador de todos os tempos’ foi refletida em diversos filmes e documentários; saiba mais sobre o Rei no cinema

GUSTAVO WINKLER, para a Revista Notícias Publicado em 30/12/2022, às 22h04

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pelé e o cinema: cinco filmes da vida do Rei - GettyImages
Pelé e o cinema: cinco filmes da vida do Rei - GettyImages

A recente notícia da morte de Rei do Futebol, internado em um hospital de São Paulo após sofrer falência múltipla dos órgãos, chocou o público e os torcedores do mundo. Poucos dias depois de deixar o tratamento para o câncer de cólon, os médicos detectaram tumores malignos no intestino, fígado e pulmão, então os alarmes sobre sua saúde dispararam e um desfecho fatal era previsível.

Pelé é para muitos o melhor jogador da história, ou um dos melhores, mas seu talento e sua vida não só foram mostrados em campo, mas também através do cinema. Edson Arantes do Nascimento teve uma longa carreira de sucesso e reconhecimento, mas poucos sabem da origem humilde e das batalhas pessoais que o brasileiro travou para alcançar a grandeza pela qual é reconhecido hoje.

Referência mundial do jogo bonito, nascido em Três Corações, no estado de Minas Gerais, começou no Santos, onde se tornou sua Alma mater (expressão do latim que pode ser traduzida como “minha pátria”, responsável em abrigar, nutrir e defender seus cidadãos). Sua estreia na seleção brasileira de futebol permitiu-lhe estabelecer um recorde que nenhum jogador conseguiu igualar até agora. O brasileiro detém o título inigualável de ser tricampeão mundial, nas Copas do Mundo da Suécia 1958, Chile 1962 e México 1970, sendo o futebolista mais jovem e o que mais vezes conquistou a Copa do Mundo.

O legado do mítico capitão da seleção brasileira de futebol foi resgatado em diversos filmes, que podem ser apreciados para entender a verdade por trás da lenda. Em 2021, os cineastas britânicos David Tryhorn e Ben Nicholas lançaram seu documentário "Pelé" na Netflix, onde o próprio campeão conta sua história. Neste último depoimento, você confere uma retrospectiva de sua trajetória profissional, com imagens totalmente inéditas de seus momentos relembrados, e gravações de suas notícias mais recentes.

No entanto, já faz muito tempo que os longas-metragens documentários dedicados ao “Rei do Futebol” estão em telas diferentes. Os filmes “Pelé Eterno” (2004) e “Pelé o Último Show: O Filme” (2018) utilizam diversas entrevistas com familiares, ex-companheiros e personalidades do esporte para reconstituir a figura do lendário “Pérola Negra” e as memórias de seu último partida.

Pelé, o nascimento de uma lenda (Crédito: Reprodução)
Pelé, o nascimento de uma lenda (Crédito: Reprodução)

Fora do campo dos documentários e material de arquivo, a cinebiografia "Pelé: o nascimento de uma lenda" revive a história pessoal do craque, desde a juventude, interpretado pelo ator Kevin de Paula. A história, que pode ser conferida no Amazon Prime, conta a história de seu início no esporte, suas primeiras conquistas no futebol e como seu talento ajudou a seleção brasileira a conquistar sua primeira Copa do Mundo em 1958.

Por fim, não pode faltar a atuação do veterano atleta no filme "Escape to Victory" ("Vitória") de John Huston, ao lado de Sylvester Stallone, Michael Caine e Max Von Sydow. Em uma incrível aventura, ambientada na Segunda Guerra Mundial, onde os prisioneiros de um campo de concentração nazista decidem seu destino com uma partida de futebol. A clássica fita, lançada em 1981, pode ser curtida em diversas plataformas de streaming.

Mas essa não foi sua única aparição nas telas, quase como uma faixa bônus, no ano seguinte fez parte do elenco de "Once plus one" ("Um pequeno milagre"). O filme dirigido por Terrell Tannen, estrelado por Peter Fox e pelo cineasta John Huston (o mesmo diretor de Fuga para a Vitória), conta a história de um orfanato californiano que deve evitar o fechamento organizando um jogo de futebol, com a aparição e ajuda surpresa do brasileiro Estrela.

*Texto traduzido da Revista Notícia, da Perfil Argentina.