Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ÁRBITRO DE VÍDEO

Operadora do VAR confirma erro em jogo entre Bragantino e Botafogo

Hawk Eye, empresa que opera o VAR no Brasil, confirma que a tecnologia foi mal utilizada em gol do Bragantino, mas diz que o gol foi corretamente anulado

Redação Publicado em 07/07/2022, às 16h02

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Operadora do VAR confirma erro em jogo entre Bragantino e Botafogo - Vítor Silva/ Botafogo/ Flcikr
Operadora do VAR confirma erro em jogo entre Bragantino e Botafogo - Vítor Silva/ Botafogo/ Flcikr

Dois dias após a derrota para o Botafogo, pelo Campeonato Brasileiro, o Red Bull Bragantino recebeu uma resposta sobre o lance de reclamação do técnico Mauricio Barbieri, em que as linhas traçadas pelo arbitro de vídeo, em gol anulado por impedimento, estariam supostamente erradas. A empresa Hawk Eye, que opera o VAR no Brasil, divulgou uma carta confirmando as acusações do treinador do Massa Bruta, mas ressaltou que a decisão final foi acertada.

Em nota, a empresa inglesa afirmou que o problema aconteceu pelo posicionamento das câmeras disponibilizadas pela transmissão, que segundo eles, impossibilitou a calibração necessária para a utilização da ferramenta da forma correta. Mas também não deixou que os árbitros fossem completamente isentados do erro, já que também mencionaram que o processo operacional não foi seguido de forma correta.

Canal SportBuzz

O áudio da comunicação entre os árbitros, que foi divulgado na noite da última quarta feira, 6, mostra que a equipe do VAR primeiro definiu o ponto de contato com a bola do atacante do time de Bragança , Sorriso, e depois ficam em dúvida qual jogador adversário seria o penúltimo defensor que deveria ser marcado. Por fim, definiram Philipe Sampaio.

Apesar disso, a empresa reiterou que a decisão foi correta e que o jogador do Bragantino realmente estava impedido e o gol teria sido anulado mesmo com o processo sendo cumprido de forma correta. No lance, Sorriso faz bom passe para Artur finalizar por cobertura na saída do goleiro botafoguense.

VAR anulou gol do RB Bagantino contra Botafogo
VAR anulou gol do Bragantino contra Botafogo (Crédito: Transmissão/ SporTV)

Confira a nota na íntegra:

"Durante a partida BRAGANTINO x BOTAFOGO no dia 4 de julho, tivemos um incidente que afetou o uso correto da tecnologia de linha de impedimento virtual durante uma revisão de VAR.

O problema foi causado pela posição da câmera de transmissão usada para essa decisão específica de impedimento, o que significa que uma calibração suficiente não pôde ser alcançada neste exato momento.

Infelizmente, o processo operacional correto não foi seguido para mitigar o efeito desse problema, e garantiremos que os mesmos sejam revisados e aprimorados para evitar tais situações no futuro.

Gostaríamos de enfatizar que a tecnologia de linha de impedimento virtual estava totalmente funcional em ambos os lados deste incidente e podemos confirmar retrospectivamente que a decisão correta foi tomada pelo VAR no momento com o gol sendo anulado corretamente.

Pedimos desculpas à CBF, às duas equipes e aos torcedores pelo problema ocorrido e gostaríamos de reiterar nosso compromisso com a inovação e aprimoramento contínuos para continuar tornando o jogo mais justo e agradável para todos os envolvidos neste belo esporte."