Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CHAMPIONS LEAGUE

Onana: da exclusão na Copa à missão de parar Haaland e o City!

Aos 27 anos, André Onana superou enorme frustração durante a Copa do Mundo para se tornar a principal esperança da Inter na Champions

Guilherme Assumpção Publicado em 10/06/2023, às 09h30 - Atualizado às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Onana é um dos pilares do forte time da Inter de Milão - Reuters / DANIELE MASCOLO
Onana é um dos pilares do forte time da Inter de Milão - Reuters / DANIELE MASCOLO

Neste sábado, 10, o goleiro André Onana entra em campo para tentar viver um dos momentos mais importantes de sua carreira.  Aos 27 anos de idade, o camaronês é a principal esperança da Inter de Milão na final da Champions League. Porém, a missão não é nada fácil, já que Haaland e os poderosos do Manchester City vão estar do outro lado.

Na atual temporada da Champions League, Onana vem sendo um dos nomes mais fundamentais para a equipe italiana. Sempre conhecida por ter forte sistema defensivo, a Inter de Milão sabe que o poder ofensivo do City pode muito bem ser segurado pelo goleiro. Na campanha, o clube levou apenas dez gols em 12 jogos disputados.

Mas a história de Onana não se resume apenas à campanha com a Inter de Milão. No último ano, o goleiro viveu enorme drama na carreira. Durante a disputa da Copa do Mundo, o jogador não gostou de uma cobrança, discutiu com o técnico Rigobert Song e acabou sendo retirado da delegação de Camarões por conta do ato de indisciplina.

Quero expressar meu afeto pelo meu país e pela seleção nacional. Ontem, não fui autorizado a estar em campo para ajudar Camarões, como sempre faço, a atingir os objetivos da equipe. Sempre me comportei de forma a levar o time ao sucesso de uma maneira positiva", contou Onana.
Onana treinando
Onana é um dos pilares do forte time da Inter de Milão (Crédito: Reuters / CLAUDIA GRECO)

Além da polêmica na Copa do Mundo, Onana tem história de superação dentro e fora dos gramados. Formado nas categorias de base do Barcelona, ele chegou ao Ajax em 2014 e fez 214 partidas pelo time principal, sendo 85 sem sofrer gols. Sua passagem pelo time holandês foi marcada por uma severa punição e caso de doping.

Em um teste antidoping realizado em outubro de 2020, foi identificada uma substância furosemida em sua urina. No dia 5 de fevereiro do ano seguinte, saiu a punição da UEFA para o goleiro: suspensão de um ano, que foi reduzida para nove meses depois de uma apelação à Corte Arbitral do Esporte (CAS).

Onana treinando
Onana é um dos pilares do forte time da Inter de Milão (Crédito: Reuters / CLAUDIA GRECO)

“Em uma semana de fevereiro de 2021, perdi tudo. Eu estava em Camarões com a seleção e recebi uma ligação do médico da equipe do Ajax. Quando ele me disse que eu tinha testado positivo para furosemida, minha reação foi: ‘Como? Isso é uma piada?’ Eu disse a ele: ‘Doutor, com certeza você cometeu um erro. Eu sei como são esses testes. Já fiz muitos deles e nunca houve um problema’”, escreveu Onana em uma carta à “The Players Tribune”.

“Quem me conhece sabe que eu não bebo. Eu não fumo. E eu nunca toquei em drogas. Sem chance. Eu nunca tinha ouvido falar de furosemida. As únicas pílulas que eu coloquei no meu corpo foram as que os médicos do clube ou da seleção nacional prescreveram”, acrescentou.

Arte de André Onana
Onana é dos pilares do forte time da Inter de Milão (Crédito: Arte - SportBuzz)

Após oito temporadas no futebol holandês e sem vínculo renovado, Onana foi contratado sem custos pela Inter de Milão em julho de 2022, com contrato válido até 2026. O acordo já estava acertado desde outubro do ano passado. Hoje com 27 anos, André Onana é considerado um dos goleiros mais promissores do futebol mundial.

Com toda a história de superação, André Onana chega à final da Champions League com a dura missão de parar o ataque do Manchester City. Apesar de ter Haaland e companhia pela frente, o goleiro sabe que vai precisar da ajuda dos companheiros, que chegam confiantes para tentar a conquista de mais um título para a história do clube.