Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / NOVA COMPETIÇÃO!

Mundial? UEFA e Conmebol anunciam novo torneio entre clubes

Nesta sexta-feira, 7, a UEFA e a Conmebol anunciaram um novo torneio entre clubes, que irá reunir o campeão da Europa League com o vencedor da Sul-Americana; veja os detalhes

Mundial? UEFA e Conmebol anunciam novo torneio entre clubes - Getty Images
Mundial? UEFA e Conmebol anunciam novo torneio entre clubes - Getty Images

Nesta sexta-feira, 7, a UEFA e a Conmebol fizeram um anúncio inesperado no mundo do futebol, divulgando a criação de uma nova competição entre clubes das duas confederações. Colocando em duelo o campeão da Sul-Americanacom o vencedor da Europa League, o ‘Desafio de Clubes’ é o mais novo torneio patenteado pelas entidades. A primeira edição acontece neste mês, no próximo dia 19.

A edição inaugural do torneio conta com o confronto entre Independiente Del Valle, do Equador, contra o Sevilla, da Espanha. Esse modelo de competição lembra o antigo Mundial de Clubes, onde duelavam os campeões da Champions League e da Libertadores. No entanto, a novidade dá a oportunidade para os vencedores das competições do segundo escalão das confederações.

Após derrotar o São Paulo na final da Sul-Americana, o Independiente Del Valle garantiu sua vaga para o primeiro ‘Desafio de Clubes’. Da mesma forma que o Sevilla, que derrotou a Roma na decisão da Europa League. O confronto será decidido em uma única partida, no Estádio Ramón Sánchez Pizjuán, casa do clube espanhol.

Com o regulamento já divulgado, em caso de empate, as duas equipes irão decidir o título nas cobranças de pênalti, sem os dois tempos de prorrogação. A edição de 2023 irá homenagear um ex-jogador do Sevilla, “Antonio Puerta XII”, que morreu em 2007, por conta de uma parada cardíaca, aos 22 anos de idade.

O Independiente del Valle venceu a Sul-Americana 2022, contra o São Paulo, em Córdoba (Crédito: Getty Images)
O Independiente del Valle venceu a Sul-Americana 2022, contra o São Paulo, em Córdoba (Crédito: Getty Images)

Em suas redes sociais, o Independiente Del Valle, que já é bicampeão da Sul-Americana, compartilhou a divulgação do novo torneio e afirmou ser um grande prazer enfrentar uma equipe europeia como o Sevilla. Até o momento, os espanhóis ainda não se pronunciaram sobre a novidade.