Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Marrocos faz história, elimina Portugal e vai à semi da Copa do Mundo

Com gol ‘estilo Cristiano Ronaldo’, Marrocos eliminou Portugal e se tornou a primeira seleção africana a se classificar para as semifinais de uma Copa do Mundo

Redação Publicado em 10/12/2022, às 13h57 - Atualizado às 14h10

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Marrocos e Portugal se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo - GettyImages
Marrocos e Portugal se enfrentaram pelas quartas de final da Copa do Mundo - GettyImages

Histórico. Esta é a definição da classificação de Marrocos às semifinais da Copa do Mundo 2022. Neste sábado, 10, a seleção africana venceu Portugal por 1 a 0 e se tornou a primeira do continente a ficar entre os quatro melhores de um Mundial.

O atacante En-Nesyri anotou o único gol no Al-Thumama Stadium. O goleiro Bono também foi grande destaque do jogo. A partida ainda ficou marcada com polêmica por possíveis pênaltis para a seleção europeia.

Com a vaga às semifinais garantida, a seleção agora aguarda a definição da partida entre Inglaterra e França para conhecer sua próxima adversária. Os times europeus se enfrentam logo mais, a partir das 16h (horário de Brasília), na quarta e última partida desta fase.

O Jogo

Marrocos começou a partida já mostrando sua proposta de jogo: marcação a desde o meio-campo e linhas defensivas altas, inibindo o ataque português. O time africano abriu o placar aos 41 minutos do primeiro tempo, mas havia chegado com perigo no campo da equipe europeia.

No lance do gol, Attiat-Allah recebeu a bola de Ounahi e cruzou para o camisa 19 subir mais que todo mundo e cabecear no gol vazio do goleiro Digo Costa. O arqueiro português falhou na saída de bola: 1 a 0. 

Cristiano Ronaldo durante Marrocos x Portugal
Cristiano Ronaldo durante Marrocos x Portugal (Crédito: GettyImages) 

Logo após o gol marroquino, Bruno Fernandes acertou um chute no travessão e levou muito perigo para o goleiro Bono, aos 44 minutos. No minuto seguinte, o atacante português foi derrubado na área e a arbitragem mandou seguir o jogo. Houve muita reclamação da seleção europeia com a arbitragem por dois possíveis pênaltis na primeira etapa.

Marrocos começou o segundo tempo levando perigo em desvio do zagueiro El Yamiq, que exigiu a boa defesa do goleiro Diogo Costa. No entanto, Portugal voltou mais ligado no jogo. Logo no primeiro minuto, Pepe caiu na área marroquina, mas a arbitragem mandou seguir o lance.

Cristiano Ronaldo, que começou no banco de reservas, entrou em campo no lugar de Rúben Dias, aos seis minutos. A entrada do camisa 7 fez diferença para Portugal, que passou a pressionar os marroquinos. No entanto, faltou eficiência no último passe.

Bruno Fernandes, João Félix e Cristiano Ronaldo exigiram grandiosas defesas do goleiro Bono. Aos 45 minutos, VR7 foi lançado no ataque e ficou cara a cara com o arqueiro, que ficou com a bola. Marrocos também contou com sua forte marcação. Em um minuto, o atacante marroquino Chedira foi punido com dois amarelos e foi expulso. Placar final: 1 a 0.

Escalações

Marrocos: Bounou; Hakimi, Yamiq, Saiss e Attiat-Allah; Amrabat, Ounahi e Amallah; Ziyech, Es-Nesyri e Boufal.

Portugal: Diogo Costa; Diogo Dalot, Pepe, Rúben Dias, Raphael G.; Rúben Neves, Otávio; Bruno Fernandes, João Félix, Gonçalo Ramos.

Marca histórica de Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo entrou durante o jogo Marrocos x Portugal neste sábado, 10, pelas quartas de final da Copa do Mundo, e bateu um recorde na história do Mundial. Com a minutagem, ele chegou à 22ª partida pela seleção portuguesa e se isolou como o quinto jogador com mais partidas no torneio. O camisa 7 entrou no lugar de Rúben Neves, aos seis do segundo tempo. 

Antes do confronto decisivo, ele estava empatado como MaradonaSeele e Zmuda, todos com 21 jogos, e agora tomou a posição isolada. CR7 aparece atrás de Matthäus (25), Messi e Klose (24) e Maldini (23).