Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / RAIZ!

Luxemburgo, técnico do Palmeiras, e Zico, ídolo do Flamengo, valorizam o futebol raiz:"Botava a bunda no barrão"

Treinador conversou com o ex-jogador sobre os trabalhos realizados nas categorias de base no Brasil

Lucas Miluzzi Publicado em 20/05/2020, às 16h37 - Atualizado às 17h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Vanderlei Luxemburgo é um dos principais técnicos da história do futebol brasileiro - GettyImages
Vanderlei Luxemburgo é um dos principais técnicos da história do futebol brasileiro - GettyImages

Em live realizada por Vanderlei Luxemburgo, o treinador do Palmeiras conversou com Zico sobre a forma de trabalho nas categorias de base. Ambos concordaram que é preciso mudar algumas coisas e voltaram a exaltar o futebol raiz. 

O técnico alviverde até sugeriu a construção de alguns campos menores com gramados irregulares para um maior preparo dos novos jogadores. Luxa ressaltou a importância da prática do futebol como esporte e pediu para deixar a tática um pouco de lado nas categorias de base

"Não tinha esse negócio de não botar a bunda no chão. A gente botava a bunda no chão no barrão, jogava duro. Agora está meio diferente, o pessoal reclama. Eu sou adepto até, nos CTs modernos por aí, deveriam fazer para as categorias de 10 a 14 anos, campos menores e ruins, campo esburacado, porque aí que você pega toda a destreza de jogar futebol, a habilidade, a bola muda de direção e você tem que raciocinar rápido. Nós aprendemos assim, num terreno de 10 por 10, no paralelepípedo. Agora você vê e as escolinhas são todas com grama sintética, a bola não muda de direção nunca", disse. 

Vanderlei Luxemburgo ainda deu continuidade sobre as críticas que fez para as categorias de base de clubes no Brasil e pediu uma maior atenção para a formação técnica do atleta. 

"Hoje isso é esquecido, estão muito mais preocupados com a parte tática, mas essa é a nossa essência. Nós jogamos tantos anos juntos, quantos gols você fez, quantas situações foram criadas que você tinha que mudar na hora o seu raciocínio. Os campos eram ruins e obrigavam a gente a mudar o raciocínio", afirmou.

Zico não ficou atrás e concordou com o treinador do Palmeiras: "A grande diferença dos jogadores anteriores era essa, ter que usar a criatividade e a intuição na mudança de situação, do que iria acontecer. Não que os de hoje não façam isso, talvez se eles tivessem na mesma posição, eles poderiam utilizar mais esse tipo de raciocínio. Hoje isso não é tão necessário, porque os campos, veja o exemplo do Campeonato Paulista, são maravilhosos de se jogar. (...) Mas não dá para se comparar épocas, era diferente", concluiu.