Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VAI PAGAR!

Lille precisará pagar quantia milionária para Marcelo Bielsa; entenda

Atual treinador da seleção do Uruguai foi demitido em 2017 pelo clube da França e tem para receber quantia milionária após time ser condenado pelo tribunal de apelação de Douai

Marcelo Bielsa - Getty Images
Marcelo Bielsa - Getty Images

O Lille foi condenado pelo tribunal de apelação de Douai (norte da França) a pagar dois milhões de euros (cerca de R$10 milhões) para seu ex-treinador Marcelo Bielsa, que foi demitido no ano de 2017, por conta de uma “cláusula de paraquedas”, que o protegia caso acontecesse a demissão.

Conhecido como “Loco”, Marcelo Bielsa é um dos treinadores mais prestigiados do futebol mundial, mas seu perfil explosivo também é marcante. Atualmente, o técnico comanda a seleção do Uruguai. De acordo com seu advogado, Benjamin Cabagno, o ex-comandante do Lille pedia 19 milhões de euros ao clube, informação que foi confirmada por Bertrand Wambeke, conselheiro do time.

Ambas as partes já receberam a notificação da decisão. “Do ponto de vista do tribunal, nós ganhamos, porque o tribunal de apelação confirmou a falta grave”, afirmou Wambeke sobre o detalhe apontado pelo Lille para justificar a demissão do argentino. Na primeira instância, em julho de 2021, o tribunal rejeitou todas as reivindicações de Bielsa.

Contratado pelo Lille depois que os franceses foram comprados pelo empresário Gerardo Lopez, o argentino tinha como objetivo “mudar a dimensão” do clube, mas foi demitido depois de somente 13 jogos, enquanto estava na vice-lanterna do Campeonato Francês. O tribunal considerou que o pré-contrato assinado entre as partes em 14 de fevereiro de 2017 e o enviado para a homologação da Liga de Futebol Profissional em 1º de julho eram válidos.

Tal pré-contrato, ao contrário do que foi assinado mais tarde, incluía uma cláusula denominada de “paraquedas”, que estipulava que, “se o clube decidir, por qualquer motivo, demitir o treinador de suas funções”, teria que “compensá-lo mediante de todas as quantias indicadas”. O tribunal reduziu o montante previsto, avaliando os prejuízos sofridos por Bielsa em 2 milhões de euros.