Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COMBATE AO RACISMO

LALIGA segue na luta contra o racismo com a iniciativa ‘VS Racism’

Com a Little Spain, foi criado um hino motivador contra a discriminação racial que será tocado em todos os estádios; confira as demais ações da LALIGA

Redação Publicado em 12/03/2024, às 13h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
LALIGA foca em projetos de combate ao racismo - Divulgação
LALIGA foca em projetos de combate ao racismo - Divulgação

Pelo terceiro ano consecutivo e por ocasião da celebração do Dia Mundial da Luta pela Eliminação da Discriminação Racial em 21 de março, a LALIGA criou o conceito #1voiceVSRACISM para tornar visível e conscientizar a sociedade sobre a importância de erradicar o racismo em todas as áreas.

Como refletido nos conceitos Unity and Together vs Racism das outras duas edições dessa aliança, #1voiceVSRACISM terá uma ação inovadora: com a ajuda de Little Spain, será lançado um hino para demonstrar a importância de unir todas as vozes para combater o racismo em uníssono.

Os fãs dos 42 clubes da LALIGA ouvirão nos estádios os versos inspiradores do hino: "Há um sentimento que percorre o mundo, sob a sua camisa, e é o mesmo que o meu coração. Eu vou te amar acima de tudo, além do distintivo, só juntos podemos vencer". Além disso, como nos anos anteriores, os jogadores da LALIGA mostrarão seu compromisso na luta contra o racismo usando uma camiseta comemorativa para esta edição no início das partidas da 29ª rodada da LALIGA EA SPORTS e na 31ª rodada da LALIGA HYPERMOTION.

Novamente este ano, essas mesmas camisetas estarão disponíveis no EA SPORTS FC 24 de 14 a 21 de março. Uma bola especial da PUMA também será usada durante essa semana de jogos. Tanto as camisetas oficiais da iniciativa quanto a bola da PUMA foram inspiradas nas cores da campanha, criadas pelo grupo de arte urbana Boa Mistura, sendo a cor um símbolo de força e diversidade.

“A eliminação do racismo é um de nossos principais objetivos e com o qual estamos muito envolvidos. Por anos, a LALIGA vem lutando para eliminar o racismo de seus campos e punir quem o pratica, denunciando às autoridades competentes. Com esta terceira edição e com nosso patrocinador principal, a EA SPORTS, demonstramos que essa luta não é passageira e que é um compromisso capilar para ambas as empresas”, diz Javier Tebas, presidente da LALIGA.

Além disso, ao longo do mês de março, serão realizadas diferentes ações online e offline para dar visibilidade à ação de diferentes pontos de vista:

29ª rodada da LALIGA EA SPORTS e 31ª da LALIGA HYPERMOTION: durante as partidas desta semana, serão incorporadas imagens para conscientizar os fãs. Além disso, os jogadores da LALIGA posarão com camisetas da iniciativa VS RACISM, fazendo um apelo à ação para que o público se una à causa. Informações sobre a iniciativa também serão exibidas nos estádios em diferentes pontos, como LED no campo, placas em forma de A, braçadeiras de capitão e placares de vídeo. Espera-se também que fãs e clubes lancem suas mensagens contra o racismo durante esses dias, contribuindo juntos para tornar o projeto ainda maior.

EA SPORTS FC 24: a luta contra o racismo, como em ocasiões anteriores, chega também ao videogame. E faz isso com o mesmo kit que os jogadores da LALIGA usarão antes de suas partidas. Neste caso, de 14 a 21 de março, Dia Mundial da Eliminação da Discriminação Racial, o kit estará disponível no Ultimate Team do EA SPORTS FC 24, para que os jogadores possam disputar suas partidas com ele.

Bola especial da PUMA: a bola usada na 29ª rodada da LALIGA EA SPORTS e na 31ª rodada da LALIGA HYPERMOTION será uma edição especial inspirada nas cores da campanha, baseada em um conceito criado pelo grupo de arte urbana Boa Mistura, sendo a cor um símbolo de força e diversidade.

A luta da LALIGA contra o racismo através do MOOD

#1VoiceVSRACISM é a terceira edição da luta da LALIGA contra o racismo. Além disso, a LALIGA combate o racismo nas redes sociais por meio do MOOD. MOOD é um monitor semanal que audita o nível de ódio e racismo nas redes sociais relacionadas à LALIGA. É uma ferramenta externa que rastreia todas as plataformas para mostrar diariamente as métricas registradas.

Uma pontuação de 0 a 10 indica o ódio detectado, o número de pessoas que participaram dessas conversas e quantas mensagens ou conversas foram geradas. A cada semana, a ferramenta produz um índice que reflete o nível de ódio dos usuários nas redes sociais em torno da conversa sobre futebol. Recentemente, na 15ª rodada, obteve-se a pontuação mais baixa desde que os registros foram mantidos (na última temporada): 5,4%.

LALIGA VS

Além disso, a LALIGA e os clubes lançaram a plataforma LALIGA VS com o objetivo de erradicar o ódio dentro e fora dos estádios, promovendo uma sociedade respeitosa e inclusiva em todas as áreas. Através de três pilares, a LALIGA e os clubes reúnem o máximo de vozes possíveis para alcançar o objetivo comum de erradicar o racismo. Para isso, nos últimos oito anos, foram realizados mais de 700 iniciativas e projetos. Especificamente, nos últimos cinco anos, os clubes da LALIGA EA SPORTS e LALIGA HYPERMOTION desenvolveram mais de 44 iniciativas voltadas para impedir discursos de ódio.

Com a educação como base, prevenção com campanhas de conscientização e ação. Na verdade, a LALIGA tem denunciado à Comissão Estadual contra Violência, Racismo, Xenofobia e Intolerância no Esporte, bem como ao Comitê de Competição da RFEF, qualquer tipo de violência ocorrendo dentro e fora dos estádios profissionais de futebol, como tem feito há várias temporadas, incluindo cantos durante as partidas, denunciando ou comparecendo em 30 processos por ódio e violência nas últimas duas temporadas.