Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / GOLEADA

Japão atropela Zâmbia e aplica a maior goleada da Copa do Mundo

Em partida com gols anulados, o Japão envolveu a Zâmbia para confirmar o maior placar da Copa do Mundo Feminina até o momento

Gabriela Santos Publicado em 22/07/2023, às 06h08 - Atualizado às 08h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Japão atropela Zâmbia e aplica a maior goleada da Copa do Mundo - GettyImages
Japão atropela Zâmbia e aplica a maior goleada da Copa do Mundo - GettyImages

O Japão venceu a Zâmbia por 5 a 0 neste sábado, 22, no Waikato Stadium, na Nova Zelândia, em partida válida pelo Grupo C da Copa do Mundo Feminina de 2023. Com dois gols anulados, as japonesas confirmaram o triunfo com tentos de Miyazawa (duas vezes), Mina Tanaka, Riko Ueki e Jun Endo

Com o resultado, a seleção japonesa assumiu a liderança do grupo e tem vantagem no saldo de gols, já que a Espanha bateu a Costa Rica por 3 a 0 na última sexta-feira. Além disso, o Japão aplicou a maior goleada do Mundial Feminino até aqui. 

O jogo

O Japão dominou o primeiro tempo da partida e teve um placar magro por toda superioridade apresentada sobre a Zâmbia. Uma das favoritas ao título da Copa, a seleção japonesa parou na grande atuação da goleira Catherine Musonda, que evitou um placar mais elástico na etapa inicial.

As japonesas chegaram a balançar as redes aos 23 minutos de jogo, mas o gol de Tanaka foi anulado por impedimento após revisão do VAR. No entanto, o Japão contou com gol de Hinata Miyazawa para abrir o placar aos 43 minutos. No lance, Fukino cruzou na medida para a entrada a pequena área e encontrou a companheira, que finalizou no contrapé da goleira: 1 a 0.

A campeã mundial de 2011 voltou com tudo para o segundo tempo, mas esbarrou nas decisões corretas do VAR. Aos cinco minutos, Tanaka recebeu o cruzamento de Endo, se livrou da marcação e finalizou de canhota no contrapé de Musonda, mas a atacante japonesa estava em impedimento.

Aos sete minutos, a arbitragem assinalou um pênalti por chegada de Musonda em Fujino, mas a penalidade foi anulada após revisão do VAR – a jogadora japonesa estava em condição irregular no lance.

Jun Endo comemora gol pelo Japão (Crédito: GettyImages)
Jun Endo comemora gol pelo Japão (Crédito: GettyImages)

Após balançar as redes duas vezes, mas sem valer, Tanaka finalmente marcou seu gol. Aos 10 do segundo tempo, Hasegawa lançou Endo, que entrou na área pela esquerda e fez o cruzamento rasteiro na medida para a atacante completar: 2 a 0.

A seleção japonesa deslanchou na segunda etapa. Aos 16 minutos, Tanaka fez o cruzamento rasteiro para a chegada de Miyazawa na área: 3 a 0. A goleada foi alcançada aos 26 minutos, com gol de Jun Endo. Em boa jogada coletiva, a atacante recebeu o último passe para finalizar cruzado, no canto esquerdo: 4 a 0.

Nos acréscimos, aos 53 minutos, o Japão teve um pênalti a favor depois que Musonda derrubou Ueki na área; a goleira de Zâmbia foi expulsa. A própria atacante japonesa foi para a cobrança e mandou no travessão de Sakala, mas a arbitragem mandou voltar a cobrança pela adiantada da arqueira. Na segunda tentativa, Ueki não desperdiçou: 5 a 0.