Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Recorde, pênalti perdido e brilho de promessa: EUA atropelam Vietnã

Em jogo marcado por recorde de Rapinoe e brilho da estreante Sophia Smith, os Estados Unidos venceram o Vietnã na estreia do Grupo E da Copa do Mundo

Gabriela Santos Publicado em 22/07/2023, às 00h11 - Atualizado às 07h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
EUA vencem Vietnã na Copa do Mundo Feminina - GettyImages
EUA vencem Vietnã na Copa do Mundo Feminina - GettyImages

Pela primeira rodada do Grupo E da Copa do Mundo Feminina de 2023, os Estados Unidos venceram o Vietnã por 3 a 0 nesta sexta-feira, 21 (manhã de sábado na Nova Zelândia), no estádio Eden Park, em Auckland. Sophia Smith (duas vezes), estreante em Copas, e Lindsey Horan garantiram o triunfo das norte-americanas.

Com o resultado, os EUA conquistam três pontos e assumem a liderança do grupo, que ainda conta com Portugal e Holanda; estas últimas seleções se enfrentam neste domingo, 23, às 4h30 (horário de Brasília). Pelo saldo de gols, as vietnamitas estão na lanterna.

O Jogo

A seleção norte-americana fez um jogo de ataque contra defesa e mostrou o favoritismo em campo. O primeiro gol foi anotado logo aos 14 minutos do primeiro tempo, quando a jovem estrela Sophia Smith, de 22 anos, recebeu o lindo passe de primeira de Alex Morgan e completou para as redes, na saída da goleira: 1 a 0.

Aos 42 minutos do primeiro tempo, Morgan desperdiçou um pênalti que poderia ampliar a vantagem das norte-americanas para 2 a 0. A camisa 13 cobrou no canto esquerdo baixo e viu Kim Tran voar para espalmar o chute. A zaga vietnamita tirou o perigo no rebote.

EUA celebram gol sobre o Vietnã
EUA celebram gol sobre o Vietnã (Crédito: GettyImages)

No entanto, as norte-americanas ampliaram nos acréscimos, aos 53 minutos, com novo gol de Smith. No lance, Morgan disputou pelo alto com a goleira Kim Tran, e a meio-campista aproveitou a sobra para finalizar de primeira. A auxiliar anulou o gol no campo, mas o lance foi validado no VAR após revisão: 2 a 0.

Com a vantagem no placar, os Estados Unidos seguiram no controle do jogo sem relaxar. Mantendo a pressão, as norte-americanas chegaram ao terceiro gol aos 31 minutos da segunda etapa, com Lindsey Horan. Ertz lançou para Smith, que se livrou da marcação e encontrou a volante livre na área para completar: 3 a 0. A goleira Kim Tran teve grande atuação e segurou o aguerrido Vietnã de um placar mais elástico. 

200 vezes Megan Rapinoe

Histórica jogadora dos Estados Unidos, Megan Rapinoe entrou em campo aos 16 minutos do segundo tempo, no lugar de Alex Morgan. Com as minutagens, a atacante chegou ao 200º jogo vestindo a camisa dos Estados Unidos.