Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EURO 2020

Em jogo dramático, Itália vence Áustria na prorrogação e vai às quartas da Euro

Seleção Italiana não consegue furar bloqueio austríaco no tempo regular, mas confirma vitória emocionante na prorrogação

Redação Publicado em 26/06/2021, às 17h39 - Atualizado às 18h39

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Itália vence Áustria na prorrogação e vai às quartas da Euro - GettyImages
Itália vence Áustria na prorrogação e vai às quartas da Euro - GettyImages

Na prorrogação, a Itália venceu a Áustria por 2 a 1 neste sábado, 26, em Wembley, e avançou às quartas de final da Euro 2020.

Depois do empate em 0 a 0 no tempo regular, Chiesa abriu o placar para os italianos e Pessina ampliou no último lance do primeiro tempo extra. Kalajdzic diminuiu para os austríacos, aos oito minutos da segunda etapa da prorrogação. 

O próximo adversário da Seleção Italiana será o vencedor de Bélgica x Portugal, que se enfrentam neste domingo, 27, às 16h (de Brasília), no Estádio Olímpico de La Cartuja, em Sevilha. 

A Itália dominou as ações do primeiro tempo, mas o ritmo ofensivo caiu na segunda etapa e a seleção de Roberto Mancini não conseguiu furar a defesa austríaca. A Áustria chegou a marcar no tempo regular, com Arnautovic, mas o gol foi anulado após revisão do VAR.

Com as boas alterações do técnico, precisou de quatro minutos da prorrogação para os italianos abrirem o placar. Saindo do banco, a dupla Chiesa e Pessina fez a diferença no tempo extra.

Livre de marcação, Chiesa recebeu o passe na medida de Spinazzola e chutou cruzado para inaugurar o marcador. A Itália ampliou aos 14, quando Acerbi, desequilibrado, tocou para Pessina finalizar no canto esquerdo.

A vitória italiana parecia bem encaminhada e tranquila, mas a Ásutria não se abateu e conseguiu diminuir aos oito minutos do segundo tempo extra, com um peixinho de Kalajdzic após escanteio. Os austríacos pressionaram e deram um tom de drama no final da partida.

A Itália vai disputar as quartas de final na próxima sexta-feira, 2, às 16h (de Brasília), na Arena de Munique.

Recordes

Foi o 31º jogo seguido de invencibilidade da Seleção Italiana. A última derrota aconteceu em setembro de 2018. 

O gol sofrido neste sábado encerrou a sequência de dez jogos sem ser vazada, mas a Itália chegou ao recorde na história do futebol de seleções. Ao todo, foram 1.168 minutos sem deixar o adversário marcar, batendo o feito da própria Seleção Italiana, entre 1972 e 1974. 

O Jogo

A Seleção Italiana dominou as ações do primeiro tempo, mas não conseguiu balançar as redes. A seleção de Roberto Mancini foi superior e pressionou a Áustria em toda etapa, levando perigo em três boas chegadas.

Na primeira grande chance, aos 16 minutos, Barella recebeu na área o cruzamento rasteiro de Spinazzola e mandou de primeira, exigindo a boa defesa de Bachmann, que tirou com o pé direito. Seguindo no ataque, a Itália teve uma bola na trave com um chute firme de Immobile da entrada da área, aos 31. No fim da etapa, aos 42, Spinazzola chutou rasteiro no canto direito, e o goleiro austríaco se esticou para mandar pela linha de fundo.

Na única chance de perigo da Áustria na primeira etapa, Arnautovic foi lançado por Sabitzer, tirou de Bonucci e chutou de primeira da entrada da área, mandando por cima do travessão.

Sem conseguir iniciar o segundo tempo com o mesmo ímpeto ofensivo, a Itália viu a Áustria protagonizar a primeira chance. Aos oito minutos, depois do carrinho de Di Lorenzo em Grillitsch na meia-lua, Alaba cobrou a falta e mandou por cima do travessão de Donnarumma.

A Áustria chegou mais uma vez aos 17 minutos, quando Baumgartner recebeu pela direita após escanteio e chutou no canto esquerdo, mas Donnarumma fez a defesa.

Crescendo no jogo, Arnautovic checou a balançar as redes pelos austríacos. Alaba recebeu o cruzamento da direita e ajeitou de cabeça para o atacante, que cabeceou por cima do goleiro italiano na pequena área. Após revisão do VAR, o gol foi anulado por impedimento de Arnautovic.

Na melhor chance italiana no segundo tempo, Berardi recebeu cruzamento de Spinazzola e tentou o voleio de pé esquerdo, mas quase furou e mandou a bola para longe do gol.

Com o 0 a 0 no tempo normal, a partida foi para a prorrogação. A Itália precisou de quatro minutos do primeiro tempo extra para abrir o placar. Chiesa recebeu o toque de Spinazzola e, livre na direita da área, dominou, tirou de Laimer e bateu cruzado no canto direito: 1 a 0.

Aos 14 minutos do primeiro tempo da prorrogação, Pessina recebeu de Acerbi e chutou cruzado de esquerda e ampliou para a Itália: 2 a 0.

Sem se abater, a Áustria buscou a reação no segundo tempo extra. Aos oito minutos Schaub cobrou o escanteio da direita e Kalajdzic e se jogou para desviar de cabeça na primeira trave, no canto esquerdo: 2 a 1. Com o gol, os austríacos esquentaram os minutos finais do confronto, mas não foi o suficiente para forçar a disputa de pênaltis.