Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / TRAGÉDIA

Governo da Indonésia anuncia que estádio será demolido após tragédia

Governo da Indonésia anunciou a medida dias após a tragédia no estádio de futebol, que deixou 133 mortos; presidente da Fifa fala em “transformar o futebol no país”

Redação Publicado em 18/10/2022, às 11h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Governo da Indonésia anuncia que estádio será demolido após tragédia - GettyImages
Governo da Indonésia anuncia que estádio será demolido após tragédia - GettyImages

O presidente da Indonésia, Joko Widodo, anunciou nesta terça-feira, 18, que o estádio Kanjuruhan, em Malang, será demolido e reconstruído. O local foi marcado pela recente tragédia no país, que deixou 133 mortos após uma confusão generalizada no último dia 1º de outubro.

Após a derrota do Arema FC para o Persebaya Surabaya, uma confusão tomou conta dentro e fora do estádio. De acordo com relatos dos torcedores, todo o desastre aconteceu depois que os policiais usaram gás lacrimogêneo para evitar que a torcida da casa invadisse o gramado após o apito final. O pânico tomou conta e pessoas não tiveram controle e pisotearam outras.

Vamos demoli-lo e reconstruí-lo de acordo com as normas da Fifa, com instalações apropriadas que garantam a segurança de jogadores e torcedores”, disse Widodo em comunicado oficial.

Presidente da Fifa, Gianni Infantino visitou a capital da Indonésia, Jacarta, e destacou o projeto para reformular o futebol do país, que será sede da Copa do Mundo Sub-20 em 2023: “Vamos reformar e transformar o futebol no país”.

Estádio da tragédia na Indonésia será demolido
Estádio da tragédia na Indonésia será demolido (Crédito: GettyImages) 

Os torcedores do Arema FC improvisaram um centro de denúncias em Malang para colher relatos. Eles afirmam que vão abrir um processo diante da conduta ‘desproporcional’ dos policiais e apontam ação indiscriminada contra os presentes nas arquibancadas do Kanjuruhan. Nico Afinta, chefe de polícia da província de Java Oriental, pediu desculpas pela falha de segurança.

“Se houve um motim, eles deveriam ter disparado (o gás lacrimogêneo) no gramado, não nas arquibancadas. Muitas vítimas estavam nas arquibancadas. Entraram em campo em pânico com o gás”, disse Danny Agung Prasetyo, coordenador do grupo de torcedores, em entrevista à AFP.