Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / TEM NOMES DIFERENTES?

Giuseppe Meazza ou San Siro? Qual o nome do estádio de Inter e Milan

O confronto entre Milan e Inter de Milão, válido pela semifinal da Champions League, acontece no San Siro; ou Giuseppe Meazza? Confira o verdadeiro nome do estádio da capital italiana

Gustavo Aurélio Publicado em 10/05/2023, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Giuseppe Meazza ou San Siro? Qual o nome do estádio de Inter e Milan - Getty Images
Giuseppe Meazza ou San Siro? Qual o nome do estádio de Inter e Milan - Getty Images

Nesta quarta-feira, 10, Milan e Inter de Milão fazem o primeiro jogo da semifinal da Champions League. Com as duas equipes da capital italiana buscando uma vaga na final, o palco das duas partidas só poderia ser um: o San Siro. Ou será que é o Giuseppe Meazza? Confira qual é o verdadeiro nome do estádio e a história por trás dele!

De forma geral, o nome oficial do estádio é Giuseppe Meazza, rebatizado em 1980, como uma homenagem ao atacante italiano que tinha esse mesmo nome. O jogador foi uma lenda dos dois rivais de Milão, a Inter e o Milan, além de ter participado do bicampeonato da Copa do Mundo, em 1934 e 1938.

No entanto, o estádio é popularmente conhecido como San Siro, porque é localizado no bairro com este nome na cidade de Milão. Assim como acontece com o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, em São Paulo, que é comumente chamado de Morumbi, por exemplo. Portanto, os dois nomes estão corretos, não existe diferença.

Nesse sentido, é bom pontuar que o nome do estádio não muda de acordo com o mandante. Com Milan ou Inter de Milão jogando com o mando de campo, o estádio pode ser chamado das duas maneiras. O San Siro pertence à prefeitura de Milão, então não tem nenhuma preferência ou propriedade de ambos os clubes. É o mesmo que acontece com o Maracanã, por exemplo, em jogos de Flamengo e Fluminense.

San Siro com torcedores da Inter de Milão (Crédito: Getty Images)
San Siro com torcedores da Inter de Milão (Crédito: Getty Images)

Dessa forma, os dois rivais são os responsáveis pela administração do estádio, manutenção do gramado e outros cuidados necessários para a casa estar sempre perfeita. Construído em 1925, o Giuseppe Meazza pode estar enfrentando seus últimos dias, pois os clubes anunciaram a construção de uma nova arena, contando com a demolição da atual.