Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PUNIÇÃO!

Gabigol é suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping

Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso do futebol por dois anos por conta de uma fraude em exame antidoping; entenda o caso

Redação Publicado em 25/03/2024, às 17h00 - Atualizado às 18h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gabigol é suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping - Getty Images
Gabigol é suspenso por dois anos por fraude em exame antidoping - Getty Images

Gabigol está suspenso do futebol por dois anos até segunda ordem. O atacante do Flamengo recebeu a punição por fraude em exame antidoping. O julgamento que tratou do caso começou na última semana e foi concluído na tarde desta segunda-feira, 25. O jogador rubro-negro foi julgado pela Justiça Desportiva Antidopagem, em uma sessão que durou um pouco mais de duas horas.

Segundo o ‘GE’, a suspensão de Gabriel entra em vigor a partir do mês de abril. A decisão da justiça cabe recurso por parte do jogador, mas nenhuma movimentação de seu estafe foi confirmada até o momento. O julgamento não foi unânime e, em uma decisão por 5 a 4, o atacante recebeu a punição de dois anos.

Gabigol infringiu o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, de acordo com sua acusação e julgamento, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude em qualquer parte do processo de controle.” Interpretando o código nacional, a punição pode ser elevada até quatro anos de suspensão.

O camisa 10 do Flamengo foi acusado de dificultar a realização do exame antidoping. Assim, mesmo que tenha realizado a prova e o resultado ter sido negativo, as atitudes de Gabigol atrapalharam o processo de testagem estabelecido pelo regimento brasileiro, que já enquadra a infração do artigo 122.

Gabigol em ação pelo Flamengo, em 2023 (Crédito: Getty Images)
Gabigol em ação pelo Flamengo, em 2023 (Crédito: Getty Images)

A denúncia contra o jogador foi feita no fim de dezembro, com a sua defesa enviada já neste ano, no dia 26 de janeiro, ainda dentro do prazo estipulado pela Justiça. Na sua versão, a equipe de Gabigol encaminhou uma série de imagens do Ninho do Urubu, que poderiam colaborar com o relato do atacante sobre o caso.

Vale ressaltar que o teste de Gabigol foi realizado e não teve nenhuma alteração no resultado. No entanto, o atacante atrasou o processo do exame, com desrespeito a equipe de coleta, irritação com a presença de um fiscal no momento que foi urinar e a entrega do pote coletado com a tampa aberta, que vai contra a instrução previamente passada.