Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / ASSIM NÃO

Flamengo: torcedores da Católica são punidos por vandalismo e racismo

Flamengo recebeu um alívio nesta quarta-feira, 18, depois que a Conmebol anunciou que as punições foram aplicadas aos torcedores da Universidad Católica

Redação Publicado em 18/05/2022, às 12h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Flamengo recebe alívio após punição a torcedor da Católica - Reprodução/Twitter
Flamengo recebe alívio após punição a torcedor da Católica - Reprodução/Twitter

O Flamengo teve um certo alívio nesta quarta-feira, 18. Acontece que a Conmebol, através de seu Tribunal de Disciplina, aplicou uma multa de 30 mil dólares, aproximadamente R$ 148 mil, à Universidad Católica, do Chile, por conta dos atos racistas feitos por um torcedor durante a partida do último dia 28, em Santiago, pela rodada da Libertadores.

Na oportunidade, os brasileiros saíram como vencedores do duelo pelo placar 3 a 2, pelo Grupo H da competição continental, mas tiveram que lidar com a cena lamentável vinda das arquibancadas adversárias. Além disso, uma parte do Estádio San Carlos de Apoquindo foi interditada por três jogos, sendo a Tribuna Ignacio Pietro. 

Canal - SportBuzz

O motivo dessa interdição não tem relação com o ato de racismo, mas também aconteceu durante o jogo do Flamengo. No dia da partida, alguns torcedores da Católica arremessaram sinalizadores e pedras em direção à torcida Rubro-Negra. Com isso, o clube ainda foi multado no valor de 40 mil dólares, cerca de R$ 197 mil, por conta do episódio.

Essas punições acontecem depois que no dia 6 de maio, a Conmebol promoveu mudanças no Código de Disciplina implementando novas punições em casos de racismo. A entidade propôs multiplicar a multa dos clubes e incluir jogos com portões fechados. Apesar disso, o que foi aplicado à Católica não se encaixa nesse sentido, já que aconteceu antes dessa alteração.

Flamengo e Universidad Católica em campo
Flamengo e Universidad Católica em campo (Crédito: Gilvan de Souza/Flamengo/Flickr)

"Na noite desta quinta-feira, no estádio San Carlos de Apoquindo, em Santiago, no Chile, aconteceram cenas lamentáveis de racismo, lançamento de pedras, garrafas e sinalizadores (uma criança foi ferida) da torcida adversária em direção aos torcedores rubro-negros, durante a partida entre Universidad Católica x Flamengo, pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Não aguentamos mais isso! Medidas severas precisam ser tomadas #Paz #RacismoNão #BastaDeViolência #CRF", escreveu o Flamengo depois do acontecido.