Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Filipinas faz história, vence Nova Zelândia e embola Grupo A

Com primeira vitória na história, a seleção das Filipinas surpreendeu e venceu a mandante Nova Zelândia pelo Grupo A da Copa do Mundo Feminina

Gabriela Santos Publicado em 25/07/2023, às 04h31 - Atualizado às 04h37

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Nova Zelândia e Filipinas se enfrentaram pela Copa do Mundo Feminina - GettyImages
Nova Zelândia e Filipinas se enfrentaram pela Copa do Mundo Feminina - GettyImages

As Filipinas surpreenderam e venceram a Nova Zelândia por 1 a 0 nesta terça-feira, 25, no Sky Stadium, em Wellington, na Nova Zelândia, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo Feminina. Sarina Bolden garantiu o primeiro triunfo – e gol – da estreante equipe filipina na história dos Mundiais.

Com o resultado, Filipinas conquistaram três pontos e embolaram o Grupo A, que ainda conta com Suíça e Noruega. Neozelandesas e suíças somam os mesmos três pontos na chave, mas a seleção europeia entra em campo logo mais. 

As seleções voltam a campo pela terceira e última rodada do Grupo A da Copa do Mundo no próximo domingo, 30 de julho, às 04h (horário de Brasília). A Nova Zelândia encara a Suíça, no Dunedin Stadium, enquanto as Filipinas duelam contra a Noruega, no Eden Park.

O jogo

O primeiro tempo foi surpreendente, com Filipinas mais efetiva diante da Nova Zelândia. Com boa postura defensiva, a seleção filipina aproveitou uma das poucas chances que teve e abriu o placar contra as donas da casa.

Aos 23 minutos, Sarina Bolden anotou o primeiro gol das Filipinas na história das Copas. No lance, Eggesvik cruzou na área para Bolden, que subiu no meio de três defensoras e cabeceou; a goleira Esson aceitou: 1 a 0. Após o gol, a seleção da casa apresentou maior nervosismo e não conseguiu trabalhar a bola.

Nova Zelândia e Filipinas pelo Grupo A da Copa do Mundo Feminina
Nova Zelândia e Filipinas pelo Grupo A da Copa do Mundo Feminina (Crédito: GettyImages) 

Na segunda etapa, Filipinas não conseguiu manter o jogo confortável e viu as neozelandesas atacar mais, mas parando nas boas defesas de McDaniel. Em jogada ensaiada aos 11 minutos, Wilkinson recebeu o levantamento e cabeceou com muito perigo, na frente da goleira, por cima do gol. Aos 19, Hand recebeu o cruzamento rasteiro de Chance e mandou uma bomba na trave.

A seleção neozelandesa chegou a balançar as redes aos 22 minutos do segundo tempo, mas o lance foi anulado por impedimento. Wilkinson foi lançada e cruzou para área, encontrando Hand, que finalizou para o gol. A arbitragem de vídeo tomou a decisão em lance muito ajustado, com o ombro mais adiante na origem da jogada. A goleira McDaniel segurou o resultado das Filipinas.