Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EXPLICOU!

Ex-árbitro explica polêmica da bandeirinha, e garante: "Culpa é dos…"

Em meio à polêmica de chute na bandeirinha de escanteio, ex-árbitro explicou regra, determinação da CBF e colocou os culpados da situação

Ex-árbitro explica polêmica da bandeirinha de escanteio - Getty Images
Ex-árbitro explica polêmica da bandeirinha de escanteio - Getty Images

Grande polêmica dos últimos meses no futebol brasileiro, o chute na bandeirinha de escanteio em comemorações de gol foi proibido pela FIFA há algum tempo, segundo o ex-árbitro Alfredo Loebeling. Além de explicar a nova determinação, o antigo profissional também deu exemplos de como ela tem sido aplicada.

"Você não pode chutar o mastro, a bandeira de escanteio, que tenha o distintivo do seu adversário. Não pode e a CBF informou os clubes que, após uma consulta à Fifa, ele iria começar a punir. Quem está errado são os clubes que não informaram seus atletas ou o atleta que recebeu a informação do clube não levou isso em consideração", contou.

Na sequência, Loebeling fez questão de diferenciar o termo provocativo do agressivo. Segundo ele, a FIFA coloca esse chute na bandeirinha como "agressivo", e tem como preocupação, além do futebol brasileiro, rivalidades que chegam a níveis religiosos, por exemplo, como o Celtics e Rangers. Depois disso, ele também falou do lance de Luciano, do São Paulo, contra o Corinthians.

"Toda regra tem determinações. Há uma determinação da Fifa em cima da regra que comemorações desse tipo são agressivas. Provocativa é outra coisa, como no caso do Luciano, que foi encarar a torcida do Corinthians depois do gol, ele provocou, é uma situação. Provocar uma coisa, ser agressivo é outra, tudo que envolve emblemas. [...] O texto é muito claro do que é provocativo e do que é agressivo, você não deve, por exemplo, comemorar gol na frente do banco do adversário. Ele é agressivo? Não, é provocativo, então a Fifa vai punir", completou.

Raphael Veiga também foi advertido com comemoração
Raphael Veiga também foi advertido com comemoração / Créditos: Getty Images

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, a polêmica voltou à tona após Raphael Veiga realizar a comemoração em questão. Depois de ser advertido com cartão amarelo, o jogador pediu que colocassem um critério, já que em algumas ocasiões o mesmo não acontece. Vale lembrar que o meio-campista não recebeu cartão contra o Atlético-MG, pela Libertadores, torneio da Conmebol.