Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / PROMISSOR!

Estado do Rio de Janeiro aprova "Lei Vini Jr"

Após sofrer com diversos casos de racismo na Espanha, Vinícius Júnior ganha nome de lei para proteger possíveis crimes em meio a partidas oficiais

Pedro Moralez Publicado em 06/06/2023, às 20h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Estado do Rio de Janeiro aprova "Lei Vini Jr" - Getty Images
Estado do Rio de Janeiro aprova "Lei Vini Jr" - Getty Images

Passando alguns dias de férias no Brasil, o jogador do Real Madrid, Vinícius Júnior tem um bom motivo para comemorar nesta terça-feira, 7. Isso porque o projeto de lei que prevê interrupção, e até término de uma partida de futebol foi aprovado no Rio de Janeiro, e depende somente da sanção do governador Cláudio Castro.

O projeto de lei 1.112/23, está sendo chamado de Vini Jr após diversos casos de racismo sofridos pelo jogador durante partidas em que jogava na Espanha. O projeto é de autoria do deputado Prof. Josemar (Psol), e foi aprovado por unanimidade. Além do que já foi citado, a nova lei também prevê um protocolo de condução às denúncias e proteção às vítimas. 

"Temos de uma vez por todas que extirpar este câncer que é o racismo, especialmente no meio esportivo. Essa lei vai no sentido de combater o racismo e criarmos uma sociedade igualitária. A Alerj é a primeira casa legislativa que aprova um PL com este teor no país", afirmou o autor do projeto.

Além da nova lei, Vinícius também irá receber a Medalha Tiradentes, que é a maior honraria da Alerj, e o ato foi proposto pela deputada Verônica Lima (PT). Como citado anteriormente, o jogador brasileiro passa férias no país, e esteve no Maracanã na última segunda-feira, 5, para ver Vasco e Flamengo, e receber homenagens de ambos os times.

Vini Jr respondendo a xingamentos na Espanha
Vini Jr respondendo a xingamentos durante jogo na Espanha / Créditos: Getty Images

Entenda a criação da "Lei Vini Jr":

Convivendo com diversos casos de racismo desde sua chegada à Espanha, onde joga no Real Madrid, Vinícius Júnior não se deixou calar, e viu a situação se tornar maior ainda nas últimas semanas. Isso porque ele identificou um torcedor rival o xingando e pediu que a partida não fosse retomada após o caso. Ao contrário, o árbitro autorizou o reinício da partida, que terminou com expulsão do brasileiro nos minutos finais.