Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / QUEM SAI E QUEM FICA?

Entenda a renovação do elenco do Flamengo: Bruno Henrique e Everton podem sair

Depois de perder a grande final da Copa do Brasil para o São Paulo, diretoria do Flamengo intensifica planejamento para a temporada de 2024 e nomes como Bruno Henrique e Everton Ribeiro ficam entre renovar ou sair do elenco

Elenco do Flamengo - GettyImages
Elenco do Flamengo - GettyImages

Depois de perder a grande final da Copa do Brasil neste último domingo, 24, para o São Paulo, o Flamengo intensifica a busca para a renovação do elenco para a temporada de 2024. Com a quinta final perdida no ano de 2023, alguns jogadores tendem a deixar o clube na próxima temporada. Por enquanto, há uma cautela nas negociações, visto que o Campeonato Brasileiro ainda está em disputa.

O Flamengo só disputa mais 14 jogos neste ano, todos pelo Brasileirão, campeonato no qual está na 7ª colocação, fora até mesmo da zona de classificação para a Copa Conmebol Libertadores. Com o ciclo do argentino Jorge Sampaoli se encerrando, a diretoria quer resolver o futuro técnico para poder começar a avaliar a situação dos jogadores importantes que têm contratos acabando neste ano. Até a final da Copa do Brasil, as negociações estavam congeladas, mas agora podem voltar à pauta do presidente Rodolfo Landim, do vice Marcos Braz e do diretor-executivo Bruno Spindel. A reformulação do elenco também contará com atletas em contratos longos.

Claro, o mais falado dos possíveis a sair é o atacante Bruno Henrique. Com contrato no fim e com diversos interessados em seu futebol, o jogador quer uma valorização salarial e um projeto de carreira para o futuro. O Flamengo até conversou com o atleta, mas a ideia inicial era de um ano de contrato, o que não agradou o camisa 27, que completa 33 anos em dezembro. BH fez uma contraproposta, mas nada foi decidido. Segundo o jornalista Benjamin Back, o Palmeiras já teria fechado um acordo com o atacante, mas ainda não há nada confirmado.

Quem também vê seu contrato acabar em 2023 é o zagueiro David Luiz, que bateu a meta em maio e conseguiu uma extensão por mais uma temporada. No começo de setembro, foi alvo de clubes da Arábia Saudita e Turquia, e o defensor vê com bons olhos voltar ao futebol internacional. Quem tem uma situação diferente é o lateral Filipe Luís, que tem sua permanência no Flamengo totalmente condicionada à decisão do clube, que pode estender o contrato do jogador. Caso isso não aconteça, o lateral-esquerdo vai se aposentar.

Outro defensor que pode ver uma saída do Flamengo é o zagueiro Rodrigo Caio. Com contrato até o final do ano, deve sair do clube por conta de suas constantes lesões. Quem também tem um contrato se encerrando é o meio-campista Everton Ribeiro. Em julho, o jogador revelou que não havia ainda falado sobre renovação. Perdendo espaço com Jorge Sampaoli, é um dos líderes do time. A tendência é que as partes cheguem a um acordo, com reajuste salarial e extensão do vínculo por mais um ano.

Provavelmente o maior ídolo da torcida atual do Flamengo, Gabriel Barbosa também pode sair. Com contrato até o final de 2024, uma renovação vem sendo conversada desde o final do Mundial de Clubes. Porém, no último domingo, ao ser perguntado se queria ficar, visto as dificuldades, como queda de rendimento e problemas com torcedores, Gabigol não respondeu diretamente sobre isso. Em julho, o clube não aprovou a pedida inicial do jogador, com aumento salarial. Porém, o Mengão acena com gatilhos de premiações a partir de conquistas que aproximam o valor total do contrato que o camisa 10 queria, por uma extensão de mais cinco anos.