Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / TREINAMENTO À DISTÂNCIA

Em tratamento de câncer, técnico do Bologna treina a equipe por celular

Internado para combater leucemia, Mihajlovic acompanha a equipe ao vivo e dá instruções por videoconferência

SportBuzz DIGITAL Publicado em 19/09/2019, às 14h54

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sinisa Mihajlovic - Getty Images
Sinisa Mihajlovic - Getty Images

Desde julho afastado da rotina do Bologna, por causa do tratamento da leucemia, o técnico Sinisa Mihajlovic, de 50 anos, treina a equipe através do celular. Do hospital, o comandante assiste aos treinos pelo computador e dá as instruções pelo aparelho móvel sem estar presente no CT. O time é o atual vice-líder do Campeonato Italiano. 

Como publicado pelo Globo Esporte, o clube criou uma estrutura para que Mihajlovic possa acompanhar a equipe em todos os treinamentos. Com dezenas de câmeras espalhadas, as atividades são transmitidas em tempo real para o sérvio que conta com seus auxiliares para repassar os seus comandos. 

Emilio de Leo e Miroslav Tanjga são os interinos do Bologna, responsáveis por falar nas coletivas e passar as instruções do técnico na partida. Diego Gabriel Raimondi e Renato Baldi são os auxiliares que cumprem o papel caso seja necessário. Eles usam fones de ouvido durante os treinos para ouvir as orientações do sérvio.

"Como ele consegue assistir aos treinos ao vivo do hospital, ele vai falando com os membros da comissão técnica. Dá indicações, fala o que não está legal. O pessoal diz: "O treinador mandou falar isso para você. E aí, duas ou três vezes por semana, ele chama o grupo depois do treino. Às vezes os mais velhos, às vezes só a defesa. E comenta o que quer", explica o goleiro Angelo da Costa ao Globo Esporte. 

A condição do técnico comoveu a equipe e os torcedores, que o tem apoiado e seguido à risca o que lhes é orientado. Nas partidas, faixas foram levantadas em suporte à luta de Mihajlovic.

Depois da última partida em que o Bologna venceu o Brescia, de virada, por 4 a 3, o elenco foi até o hospital visitar o treinador. Os jogadores cantaram embaixo da janela do sérvio. "É um hospital né, o médico pediu para não fazer muito barulho", disse o goleiro. Angelo também afirmou que o treinador ainda deu uma bronca na equipe por não ter feito uma grande partida. 

Em três rodadas, o clube tem um empate e duas vitórias e está na segunda colocação do Campeonato Italiano. 

A pedido do técnico, a situação dele não é exposta pelo clube tanto que não há registros das chamadas de vídeo do comandante com a equipe. Desde julho Mihajlovic não concede entrevistas. 

O outro brasileiro que faz parte do Bologna, o ex-Palmeiras Danilo, contou à reportagem do Globo Esporte que o técnico comoveu os jogadores quando contou sobre o câncer, antes de anunciar à imprensa. 

"Ele passou a mensagem para a gente antes de passar para a imprensa. Então a gente se sentiu parte da família. Ele falou com a família e, depois, com a gente", completou. 

Segundo Danilo, o técnico reuniu a equipe 40 dias antes do início da temporada e prometeu que estaria com o time na primeira partida, mas ninguém acreditou. Quando chegou o dia da estreia, ele apareceu de surpresa no hotel que o time estava concentrado.

"Ele estava muito mal, mal estava conseguindo ficar de pé. A imagem foi chocante. Além de tudo ele estava muito magro, com uma cor estranha. Você vê que ele estava fazendo um esforço tremendo para estar ali. Todo mundo chorou, você imagina 40 marmanjos chorando", disse o jogador.

Com aval do médico, mas ainda debilitado, Mihajlovic pôde comandar a equipe, em campo, nas duas primeiras rodadas. Na última semana, ele não participou do jogo porque precisou retornar ao hospital para realizar a segunda fase do tratamento. 

Segundo a publicação, o técnico ficará internado por três semanas até que seja feito o transplante de medula óssea e não existe a confirmação de que ele volte, em definitivo, à rotina do Bologna.