Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Em que ano o Ronaldo venceu a Copa do Mundo?

Faltando dias para o início da Copa do Mundo, o SportBuzz responde uma das maiores dúvidas dos brasileiros: em que ano Ronaldo Fenômeno venceu a Copa do Mundo?

Redação Publicado em 17/11/2022, às 13h00 - Atualizado às 13h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ronaldo Fenômeno comemorando gol na Copa do Mundo - Alex Livesey / Getty Images
Ronaldo Fenômeno comemorando gol na Copa do Mundo - Alex Livesey / Getty Images

Ronaldo Nazário já vestiu a amarelinha e honrou muitas vezes em sua carreira, participando de mais de um mundial. Neste período pré-Copa do Mundo, o SportBuzz esclarece as maiores dúvidas que surgem aos torcedores brasileiros. Afinal, quando foi que Ronaldo Fenômeno levantou a taça de campeão mundial com o Brasil?

Em 1998, o jovem jogador foi convocado para a Copa do Mundo pela primeira vez. Sua convocação, pela idade, foi inicialmente questionada. Entretanto, a experiência adquirida no torneio foi essencial para o que viria depois. Em sua primeira passagem pela maior competição de futebol do mundo, a Seleção Brasileira foi derrotada para a França na final, que conquistou seu primeiro título mundial.

Em 2002, Ronaldo voltava de lesão no período de convocação para a Copa do Mundo. O técnico da Seleção, Luiz Felipe Scolari, mais conhecido como Felipão, não deixou que o problema no joelho do jogador o impedisse de participar do torneio pela segunda vez. O Fenômeno tornou a vestir a amarelinha em palco mundial, contando com contestação ainda maior da torcida, que achou tratou a escolha de Felipão como absurda e chegou a realizar protestos.

No Japão, a história foi diferente. Na primeira Copa do século, o Brasil enfrentou adversários difíceis e vinha de uma grande derrota na final anterior. Porém, a Seleção contava com diversos craques: Ronaldo, Rivaldo, Cafu,... todos eles vestindo a amarelinha juntos e mostrando garra desde a fase de grupos e durante todo o mata-mata.

Ronaldo com corte de cabelo "Cascão" na Copa do Mundo
Ronaldo com corte de cabelo "Cascão" na Copa do Mundo (Créditos: Shaun Botterill / Getty Images)

Foi, então, em 2002, que o Brasil se tornou o primeiro e único pentacampeão mundial. Com dois gols de Ronaldo na final, o Brasil superou a Alemanha e levantou a taça da Copa do Mundo. Neste mesmo ano, Ronaldo foi eleito o melhor jogador do mundo, vencendo o prêmio individual da Bola de Ouro.