Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / COPA DO MUNDO

Copa do Mundo: veja os recordes que já foram batidos na competição

Copa do Mundo é recheada de recordes que foram batidos por seleções e jogadores ao longo de todas as edições do principal torneio futebolístico

Redação Publicado em 05/04/2022, às 17h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa do Mundo já foi palco para recordes - GettyImages
Copa do Mundo já foi palco para recordes - GettyImages

A Copa do Mundo do Catar está a cada dia mais perto. Com ela, as expectativas para ver quais serão as zebras da competição, principais confrontos e claro, o grande campeão ficam ainda mais altas. No entanto, apesar de ser palco para duelos impressionantes, o principal torneio futebolístico também é dono de grandes recordes.

Um deles já é bem conhecido pelos brasileiros, que é o fato de a Seleção Brasileira ser a única que participou de todas as edições da competição, sem ficar de fora de uma disputa se quer pelo troféu mais cobiçado do mundo. Dessa forma, e para atiçar a curiosidade dos fãs de futebol antes da próxima edição, o SportBuzz te mostra aqui quais são os recordes já batidos. Confira:

Canal - SportBuzz

Maiores goleadas

O placar mais elástico da história da Copa do Mundo aconteceu em 1982, na vitória da Hungria por 10 a 1 sobre El Salvador. Na oportunidade, László Kiss, que entrou com a bola rolando, foi o dono do hat-trick mais rápido da história da competição, ao marcar nos minutos 25, 28 e 33 do segundo tempo, fazendo também, o primeiro hat-trick de um jogador que entrou durante o jogo.

Outras seleções também terminaram seus jogos em uma vitória com margem de nove gols de diferença. Isso aconteceu quando a Iugoslávia derrotou Zaire (atual República Democrática do Congo) na Copa do Mundo de 1974 por 9 a 0. Além desse, a Hungria goleou a Coreia do Sul na Copa de 1954 também pelo mesmo placar.

Copa do Mundo já contou com diversos recordes
Copa do Mundo já contou com diversos recordes (Crédito: GettyImages)

Seleções que mais pontuaram

Ao longo da história, até a Copa do Mundo de 2018, dez seleções entraram para o ranking das que mais pontuaram no torneio. O Brasil é o líder nesse quesito, tendo anotado 237 pontos em 109 oportunidades em que entrou em campo. Na sequência vem a Alemanha, com 221 pontos somados nos mesmos 109 jogos.

O terceiro lugar ficou por conta da Itália, com 156 pontos em 83 jogos, sendo seguida pela Argentina, com 144 pontos em 81 jogos, França, com 115 pontos em 66 jogos, Inglaterra com 108 pontos em 69 jogos, Espanha com 105 pontos em 63 jogos, Países Baixos com 93 pontos em 50 jogos, Uruguai com 84 pontos em 56 jogos e por fim a Suécia com 70 pontos em 51 jogos.

Jogadores lendários

Muitos dos grandes nomes que conhecemos hoje no futebol mundial foram consagrados, ou até mesmo descobertos na Copa do Mundo. No caso do francês Lucien Laurent, ele foi o primeiro a marcar um gol na competição, no jogo de abertura contra o México, em 1930, no Uruguai, depois da assistência de Ernest Libérati.

Já o milésimo gol da competição foi anotado pelo neerlandês Robert Rensenbrink durante a derrota de sua seleção para a Escócia, em 1978, na Argentina. O jogador polonês naturalizado alemão Miroslav Klose é dono do recorde de gols marcados na Copa do Mundo, com 16 gols, sendo seguido por Ronaldo Fenômeno com 15 gols e o alemão Gerd Müller com 14.

Na conta do jogador que mais vezes ganhou Copa do Mundo fica Pelé, com três conquistas, sendo em 1958, 1962 e 1970. Ele também foi o mais jovem a marcar um gol e faturar o torneio, aos 17 anos. Por outro lado, o goleiro italiano Dino Zoff é o mais velho a vencer a competição, levantando o troféu em 1982, aos 40 anos.

Treinadores mais bem sucedidos

Se por um lado o nome dos jogadores foi feito na competição, dos técnicos também, afinal, eles que acabam sendo os grandes responsáveis nas vitórias e também nas derrotas. O treinador mais bem sucedido da Copa do Mundo é o italiano Vittorio Pozzo, com duas conquistas na carreira, sendo o único a conseguir tal feito, em 1934 e em 1938.

Por outro lado, Zagallo é dono do recorde de títulos da Copa no geral, tendo sido vitorioso atuando como jogador em 1958 e 1962, e ganhou a competição como treinador em 1970 e depois como assistente técnico em 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes pela Seleção Brasileira.

O alemão Helmut Schön é o comandante que mais comandou jogos em Copas do mundo, sendo vinte e cinco. Além disso, ele também é o que mais venceu, com dezesseis conquistas. O brasileiro Luiz Felipe Scolari, também possui dois recordes, tendo ficado invicto doze jogos na competição, sete com o Brasil, e cinco com Portugal, em 2006. Ele ainda venceu onze jogos seguidos na competição, sendo a mais longa série de vitórias do torneio.