Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / AMÉRICAS UNIDAS

CONMEBOL e CONCACAF fazem acordo para aproximar clubes e seleções

A CONMEBOL e a CONCACAF anunciaram um acordo para estreitar as relações entre as partes, assim, a Copa América 2024 terá convidados para completar o torneio e muito mais

Redação Publicado em 27/01/2023, às 13h40 - Atualizado às 19h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Copa América de 2024 será realizada nos Estados Unidos - Getty Images
Copa América de 2024 será realizada nos Estados Unidos - Getty Images

A CONMEBOL, confederação que organiza o futebol sul-americano de seleções e de clubes, anunciou nesta sexta-feira, 27, que foi assinado um acordo com a CONCACAF para estreitar as relações entre as duas instituições, com isso, os próximos torneios organizados pelos órgãos, envolverão seleções da América do Sul, Central e Norte.

A primeira competição a ser disputada dentro da parceria é a Copa América de 2024. A CONMEBOL divulgou que o torneio será realizado nos Estados Unidos, envolvendo 16 seleções, sendo 10 da América do Sul e seis seleções convidadas da América Central e do Norte, baseado no ranking da CONCACAF, com as melhores equipes indo para o torneio, baseado no desempenho da Liga das Nações 2023/24.

As duas confederações veem o acordo como vantajoso, pois as seleções da América do Sul terão uma preparação mais elevada para a Copa do Mundo de 2026 e as equipes da CONCACAF poderão enfrentar adversários de um nível mais alto, visto que os Estados Unidos, Canadá e México sempre sobram nas competições.

Além disso, a Copa Ouro feminina de 2024 contará com um sistema parecido. As quatro melhores seleções da CONMEBOL serão convidadas para disputar o torneio que terá 12 times ao todo. Já são conhecidos os representantes da América do Sul, tendo o desempenho na Copa América 2022 como base. Assim, Brasil, Colômbia, Argentina e Paraguai jogarão a primeira edição da Copa Ouro W.

Seleções norte-americanas terão a chance de enfrentar equipes da América do Sul (Getty Images)

Por último, haverá um torneio de clubes com quatro equipes, as duas melhores de cada confederação nos campeonatos organizados por ambas. É esperado que a estreia desta nova competição seja realizada em 2024, assim, será um pequeno Mundial de Clubes, porém sem os clubes da Europa, Ásia, África e Oceania envolvidos.