Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / VÍCIO PERIGOSO!

Conheça o ‘snus’, produto ilegal que tem viciado atletas da Premier League

Produto de venda ilegal em toda a União Europeia, o famoso ‘snus’ vem sendo consumido por diversos jogadores da Prermier League

Redação Publicado em 22/05/2024, às 16h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
SNUS - Getty Images
SNUS - Getty Images

A Premier League, liga de futebol mais rica do mundo, vem sendo colocada diante de um problema sério de saúde pública: a epidemia de ‘snus’. Diversos jogadores do campeonato são flagrados usando o produto, até mesmo quando estão no banco de reservas das partidas, mesmo com todos os malefícios para a saúde, existindo brechas na legislação facilitando a permissão para seu uso. Pesquisadores reconhecem que o problema vem crescendo ainda mais.

O snus é um produto que possui nicotina, sem fumaça, feito de tabaco. A versão sem tabaco, chamada de ‘bolsa de nicotina’, também costuma ser mencionada incorretamente como snus por alguns usuários. A pessoa coloca o objeto entre o lábio superior da boca e a linha das gengivas. Não é a mesma coisa que mascar tabaco, pois o ‘pacote’ é úmido, tem um pó solto ou pré-embalado, costumando vir em sachês, podendo ter sabores diferentes.

“É um produto que tem nicotina, uma das drogas mais potentes, que atinge o sistema nervoso central mais rapidamente. A nicotina causa dependência. Ela pode causar doenças também cardiovasculares, problemas para gravidez e parto. O snus tem uma série de componentes tóxicos, substâncias cancerígenas”, disse Aline de Mesquita Carvalho, tecnologista da Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco (CONPREV) do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em entrevista ao “GE”.

A venda do snus com tabaco é ilegal na União Europeia (exceto na Suécia) e no Reino Unido. Mas, o consumo não é proibido. Achar sites ingleses oferecendo diversos modelos e quantidades do produto não é difícil, podendo partir de 20 unidades em saquinhos por cinco libras (cerca de R$32 reais). A quantidade de nicotina presente em um sachê é comparável a um cigarro (15mg), segundo um estudo publicado na revista “Biology of Sport”. Mas, leva uma concentração maior de nicotina no plasma do sangue.

Há relatos no sindicato da categoria que jogadores estariam recebendo tratamento por estarem viciados no produto. As bolsas na gengiva podem afetar a saúde bucal, com recessão gengival e cárie. Além disso, tem forte associação com quadros de câncer e problemas cardiovasculares. Mesmo assim, atletas fazem seu uso como alternativa para lidar com o estresse e a pressão da opinião pública. Outros acreditam que melhora a performance e aumenta o nível de concentração. Além do aspecto cultural, onde fumar era um hábito forte nos vestiários ingleses.

O uso do snus não é proibido pela Agência Mundial de Antidopagem. A WADA revelou ao “GE” que a nicotina faz parte do Programa de Monitoramento desde 2012, para detectar potenciais padrões de mal uso no esporte. Uma substância somente entra para a lista quando atinge pelo menos dois dos seguintes critérios: Tem o potencial para ou melhora a performance esportiva; Representa uma potencial ou concreta ameaça à saúde dos atletas; Viola o espírito do Esporte.