Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Com técnico estrangeiro, Flamengo tenta quebrar jejum de 72 anos no Mundial

O Flamengo vai para o seu terceiro Mundial de Clubes, sendo que esse será o segundo com um treinador estrangeiro no comando da equipe; veja detalhes

Redação Publicado em 06/02/2023, às 23h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O Flamengo vai tentar buscar o título do Mundial de Clubes nesta terça-feira, 7 - GettyImages
O Flamengo vai tentar buscar o título do Mundial de Clubes nesta terça-feira, 7 - GettyImages

O Flamengo vai tentar buscar o título do Mundial de Clubes sob o comando de um técnico estrangeiro. Desde que a Fifa começou a organizar a competição, nenhum time do Brasil conseguiu ser campeão com um treinador que não fosse brasileiro. Internacional, Corinthians e São Paulo conquistaram seus respectivos títulos com comandantes canarinhos em seu elenco. 

Inclusive, se a história for analisada de maneira mais profunda, antes mesmo da Fifa começar a organizar o Mundial de Clubes, apenas um time foi campeão com um técnico estrangeiro. Dos times reconhecidos pela organização máxima do futebol, Corinthians, Internacional, Flamengo, Palmeiras, Grêmio e Santos levaram o título para o Brasil. 

Destes clubes, apenas o Verdão conseguiu levantar a taça com um treinador estrangeiro sob o seu comando. Em 1951, o uruguaio Ventura Cambón foi o responsável pelo título mundial do Palmeiras. O treinador era quem comandava a equipe na época e acabou liderando o time que conseguiu a polêmica conquista e que é debatida até os dias de hoje. 

Setenta e dois anos se passaram, diversos clubes brasileiros disputaram o Mundial de Clubes, mas nenhum deles conseguiu ser campeões com um treinador que não fosse local. Entre essas equipes, estão times como o próprio Palmeiras e também o Flamengo. Em 2019, os rubro-negros perderam sob o comando de Jorge Jesus, enquanto o Verdão foi derrotado em duas oportunidades com Abel Ferreira como treinador. 

Mundial
Gabigol é uma das esperanças do Flamengo no Mundial de Clubes da Fifa (Crédito: GettyImages) 

Ou seja, Vítor Pereira, se conseguir ser campeão do Mundial de Clubes, vai quebrar uma marca de 72 anos sem que um time brasileiro consiga levantar a taça da competição sem um treinador local. A tarefa não é das mais fáceis, mas o técnico português pode acabar fazendo história e entrando para uma seleta lista de profissionais que alcançaram esse feito. Para isso, o Flamengo precisa vencer o Al Hilal e ainda sair com a vitória numa possível decisão diante do Real Madrid.