Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / MUNDIAL DE CLUBES!

Com Rio de Janeiro descartado, Emirados Árabes chega como favorito para sediar o Mundial de Clubes!

Fifa vai organizar o Mundial de Clubes em janeiro ou fevereiro, depois da tentativa do Brasil de receber os jogos

Redação Publicado em 22/09/2021, às 13h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Medalha da FIFA de campeão do Mundial de Clubes - GettyImages
Medalha da FIFA de campeão do Mundial de Clubes - GettyImages

A decisão final da FIFA sobre qual país vai sediar o Mundial de Clubes ainda não foi divulgada, mas já é certo que não será no Rio de Janeiro. Segundo informações do site "Globo Esporte", é provável que os Emirados Árabes sediem o evento que deve acontecer em fevereiro de 2022.

Nesta terça-feira, 21, inclusive, o prefeito do Rio de Janeiro, EduardoPaes, fez uma live para demonstrar o interesse em sediar o evento. Além disso, dirigentes do Flamengo também conversaram com representantes da CBF para mostrar que apoiam a ideia.

Porém, a publicação destaca que após apuração, soube-se que o plano foi apresentado para Fifa apenas de maneira informal. Dessa forma, o Brasil nunca chegou a enviar uma candidatura oficial, diferentemente do que fizeram África do Sul e Emirados Árabes.

Vale lembrar, inclusive, que esses países já abrigaram o torneio em 2009, 2010, 2017 e 2018 e são apontados como favoritos por fontes ouvidas pela publicação.

O Mundial de Clubes de 2021 deve ser o último realizado no atual formato, adotado pela Fifa em 2005, isso porque a entidade máxima do futebol mundial planeja fazer uma grande reformulação no torneio para os próximos anos.

A ideia era até fazer já em 2021 um Mundial com 24 participantes, na China, mas o plano teve que ser adiado por conta da pandemia de coronavírus.

Por conta disso, está edição estava prevista para acontecer em dezembro, no Japão, mas o país que foi sede das últimas Olimpíadas informou à Fifa que não teria condições de organizar a competição por conta da pandemia.

Voltando ao Brasil, o fato de a Fifa ter colocado o Mundial para acontecer em janeiro ou fevereiro de 2022 gerou um grande alívio na CBF, que não vai precisar alterar mais uma vez as datas das finais da Copa do Brasil.

Confira como está a situação das competições continentais que vão dar a vaga aos clubes participantes do Mundial:

  • Champions League - Chelsea por ser o atual campeão, já está classificado;
  • Libertadores - Chegando em sua fase de semifinais, Flamengo x Barcelona-EQU e Palmeiras x Atlético-MG ainda se enfrentam, com a finalíssima acontecendo no dia 27 de novembro;
  • Champions League África - Al Ahly por ser o atual campeão, já está classificado;
  • Champions League Ásia - Está em fase de quartas de final com a decisão acontecendo somente no fim do ano. Os times que estão na disputa são: Al Hilal x Persepolis, Al Wahda x Al Nassr, Ulsan Hyundai x Nagoya Grampus, Jeonbuk Hyundai x FC Pohang Steelers;
  • Champions League Concacaf - A final acontece entre Monterrey e América-MEX, em jogo único, realizado no dia 28 de outubro;
  • Champions League Oceania - A OFC (Confederação da Oceania) cancelou o torneio em junho por conta da pandemia, e indicou o Auckland City, último campeão do continente que não disputou o Mundial em fevereiro para preservar o isolamento social da Nova Zelândia.
  • Campeão nacional do país sede - Como o país sede ainda não foi definido, caso seja nos Emirados Árabes, o Al Jazira, campeão da temporada 2020/21, será o representante, mas se o Al Wahda ganhar a Liga dos Campeões da Ásia, o vice-campeão do torneio continental assume a vaga do campeão nacional, já que o regulamento não permite que um país tenha mais de dois representantes.