Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / SERÁ QUE VOLTA?

Saiba mais sobre o Mundial de Clubes feminino e quais são as campeãs do torneio

Competição que não acontece desde 2014 já teve duas equipes brasileiras campeãs

Lucas Cesare Publicado em 08/03/2021, às 19h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lyon é o atual campeão da Champions Feminina e possui 1 título Mundial - Getty Images
Lyon é o atual campeão da Champions Feminina e possui 1 título Mundial - Getty Images

Muito se discute sobre a criação de um Mundial de Clubes para o Futebol Feminino. A FIFA até já apresentou uma proposta para iniciar o torneio, que seria realizado de dois em dois anos, mas nada ainda saiu do papel. O presidente da entidade, Giannis Infantino, inclusive já falou sobre o tema em uma conferência, realizada em 2019.

“Achamos que não tem como desenvolver o futebol feminino apenas com as seleções, temos que ter clubes também e devemos dar a estes clubes mais razões para investir. Mais uma razão, é dar a eles um cenário para que possam mostrar sua performance”, afirmou o presidente.

Portanto, muito se fala na criação desta competição e é bem provável que nos próximos anos, com o recente crescimento que o futebol feminino vem apresentando, o Mundial de Clubes Feminino da FIFA torne-se realidade.

Porém, muitos não sabem, mas já existiram quatro edições de Mundiais de Clubes do futebol feminino, no entanto, o torneio nunca foi organizado pela FIFA. Nas próximas linhas, falaremos um pouco mais sobre esses torneios e quem são suas campeãs.

Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino - 2011

Em 2010, após vencer a primeira edição da Libertadores Feminina, o então presidente do Santos, Renato Teixeira, pediu apoio da FIFA para a realização de um Mundial de Clubes. A entidade aprovou o projeto e definiu Santos como cidade cede, porém, a competição acabou não sendo realizada por atraso na definição das equipes representantes de cada confederação.

Então, em 2011, foi realizada a primeira edição do que seria um “Mundial de Clubes”. Organizado pela Sport Promotion e pela Federação Paulista de Futebol (FPF), com o aval da CBF, a competição recebeu o nome de ‘Torneio Internacional Interclubes de Futebol Feminino’ e aconteceu em uma edição única cujo Santos se sagrou campeão.

O campeonato foi disputado em Araraquara e contou também com a participação de Palmeiras, Foz do Iguaçu e Umea IK, da Suécia. Na final, o Santos bateu o Foz do Iguaçu por 3 a 2.

Copa do Mundo de Clubes do Futebol Feminino

Nos anos seguintes, passou a ser realizada a IWCC (International Women's Clube Championship), organizada pela Associação de Futebol do Japão e com sede no país asiático, seguindo os mesmos padrões do Mundial de Clubes da FIFA.

O torneio teve três edições: 2012, 2013 e 2014. Somente na terceira edição um clube brasileiro disputou a competição, quando as meninas do São José-SP, do Vale do Paraíba, campeãs da Libertadores daquele ano, conquistaram o troféu. Nas duas edições anteriores as campeãs haviam sido as jogadoras do Lyon (2012) e do INAC Kobe Leonessa (2013).

O São José-SP, se sagrou campeão após bater o Arsenal, na final, por 2 a 0, com gols de Rosana e Giovânia. Para chegar à final, o time de São José dos Campos, cidade do interior de São Paulo, passou pelo Urawa Reds na semifinal, com vitória apertada por 1 a 0. Já o Arsenal bateu o Yonogo Belle, do Japão, por 2 a 0.

Em 2015, após não conseguir o “carimbo” de autorização da FIFA para ser realizada, a IWCC (Copa do Mundo de Clubes do Futebol Feminino) teve que ser cancelada. A organização do torneio chegou a negociar com a entidade máxima do futebol, mas não teve sucesso. O fato foi muito lamentado pelo time do São José, que tinha o direito de disputar a outra edição da competição, por serem as atuais campeãs. Desde então, nunca mais foi realizado nenhum tipo de Mundial de Clubes para o Futebol Feminino.