Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / EITA!

Casa do Manchester United, Old Trafford pode ser demolido por empresa

Empresa de arquitetura recomenda demolição do Old Trafford para construção de possível novo palco do Manchester United em terreno próximo

Redação Publicado em 26/12/2023, às 13h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Old Trafford - Getty Images
Old Trafford - Getty Images

Sir Jim Ratcliffe, bilionário que comprou oficialmente parte do Manchester United, colocou em pauta a reforma do Old Trafford de volta como uma das prioridades do clube inglês. O acordo feito pelo empresário também prevê um investimento exclusivamente destinado à mudança do estádio. Porém, a empresa de arquitetura responsável pela revisão do projeto aponta que somente uma reformulação pode não ser a melhor escolha para um dos palcos mais lendários do futebol da Inglaterra, indicando a demolição do Teatro dos Sonhos.

Durante uma entrevista para o jornal “Telegraph”, o presidente da Populous, empresa que também construiu o novo estádio do Tottenham, Chris Lee, indicou que os custos de uma reforma poderiam até mesmo superar os gastos com a construção de um novo palco para os Red Devils totalmente do zero. “Não diria que me agrada, mas sinto que uma nova construção pode acabar sendo a solução mais econômica. Sim, o investimento inicial obviamente é o mais elevado entre as três opções, mas há muitos terrenos para desenvolver por lá. O United poderia continuar a usar o terreno atual enquanto as obras estão em andamento”, afirmou.

O arquiteto disse que, desta forma, o clube não teria uma queda abrupta nas receitas dos dias de jogos, com vendas de ingressos, produtos oficiais, itens de alimentação e afins. Isso seria possível porque o Manchester United é dono de um terreno muito maior que o espaço do atual estádio, podendo construir um novo praticamente ao lado do Old Trafford, que continuaria sendo usado enquanto a construção acontecesse. “Arquitetonicamente, no espaço disponível você poderia fazer algo realmente inovador e emocionante. Não haveria restrições de espaço”, completou.

A empresa teria indicado três cenários para que o clube possa ter um estádio moderno: uma reforma estrutural em absolutamente todo o Old Trafford; a remodelação do terreno com a expansão da arquibancada sul; ou a demolição da estrutura atual e a construção de um novo. De acordo com Chris Lee, a atual estrutura do Old Trafford, inaugurado em 1910, há 113 anos, ficou defasada. Torcedores que frequentam o estádio relatam que há diversos sinais de problemas, além de vazamentos e outros problemas para a utilização.

“Acredito que há um reconhecimento dentro do clube de que algo precisa ser feito. O prédio está chegando ao fim da sua vida natural. O cabeamento, o o fornecimento de eletricidade, tudo está perto do prazo de validade. E os interiores são muito apertados e difíceis em alguns lugares. Eu diria que a reformulação é crucial não apenas para manter a posição do clube, mas apenas para manter o local funcional”, disse Lee.

A família Glazer, que detém o comando do clube há décadas, já tinha uma reforma planejada e havia começado a revisão da estrutura local. Mas, o projeto não continuou como esperado, por conta da incerteza  sobre o futuro do  domínio dos empresários, criticados duramente pelos torcedores. A família chegou a cogitar a venda de 100% do clube, mas a oferta do zeque Jassim bin Hamad Al-Thani, do Catar, que compraria o clube totalmente, não foi realizada.

Desta forma,  o caminho ficou aberto para o empresário britânico Sir Jim Ratcliffe, torcedor do Manchester United, que comprou somente 25% do time. O processo de venda se estendeu por meses, mas foi confirmado como concluído na véspera do Natal. O clube indicou que o investimento do inglês será de cerca de 1,25 bilhão de libras, garantindo que terá controle sobre o futebol dos Red Devils. Como parte do acordo, ele fornecerá um fundo de 237 milhões de libras para investimentos no Old Trafford.