Sportbuzz
Busca
Facebook SportbuzzTwitter SportbuzzYoutube SportbuzzInstagram SportbuzzTelegram SportbuzzSpotify SportbuzzTiktok Sportbuzz
Futebol / CAMPEONATO PAULISTA!

Campeonato Paulista será paralisado inicialmente por uma semana após Governo informa FPF; saiba mais!

João Dória deve anunciar a medida ainda nesta quinta-feira, 11, mas a rodada prevista vai acontecer

Redação Publicado em 11/03/2021, às 11h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Troféu do Campeonato Paulista - GettyImages
Troféu do Campeonato Paulista - GettyImages

Nesta quinta-feira, 11, a Federação Paulista de Futebol (FPF) foi informada pelo governo de São Paulo de que o futebol vai parar no Estado por ao menos uma semana.

O anúncio contraria a Federação, que havia se manifestado favorável à continuação do Campeonato Paulista, assim como alguns clubes e até mesmo a própria CBF.

Os clubes da primeira divisão vão se reunir às 15h (horário de Brasília) desta quinta para debater os próximos passos, o que inclui a possibilidade de realizar os jogos em outros Estados.

O anúncio da paralisação foi feito pelo governador João Doria (PSDB) em entrevista coletiva no começo da tarde.

A tendência é de que a medida valha, inicialmente, de 15 a 21 de março, sendo assim, da próxima segunda-feira até domingo.

Com isso, o jogo desta noite, entre Palmeiras e São Caetano, será mantido, assim como a rodada do próximo fim de semana.

"Teremos que adotar medidas ainda mais restritivas de distanciamento social para diminuir a circulação do vírus no estado de SP. É a única forma para tentarmos, neste momento, conter a aceleração das mortes e evitar que tantas famílias sejam devastadas", disse Dória em um vídeo divulgado nas redes sociais.

Até aqui, o Paulistão teve as três primeiras rodadas disputadas, de um total de 12, na fase de grupos.

A paralisação repetirá o que aconteceu no ano passado, quando o campeonato parou em 16 de março, conforme se propagava a pandemia do novo coronavírus no Brasil. Daquela vez, porém, a competição só retornou em 22 de julho, mais de quatro meses depois.

A proibição vale apenas para os jogos, mas treinos devem seguir liberados. Além do Campeonato Paulista, estão em andamento a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

A possibilidade de parar o futebol vinha sendo analisada nos últimos dias, devido ao agravamento do quadro epidemiológico no Estado.

Havia a expectativa de que o anúncio já ocorresse nesta quarta-feira, 10, mas o governo decidiu esperar, deixando claro que poderia acontecer a qualquer momento.

Até esta quarta, São Paulo havia registrado 62.570 mortes por Covid e mais de 2 milhões de casos e a ocupação de UTI está em 83% no Estado.

Na terça-feira, 9, foi registrado o recorde de registro de óbitos pelo novo coronavírus em um mesmo dia no território paulista em toda a pandemia: 517 vidas perdidas.